Time de Munique conta com tropeço do Borussia Dortmund diante do Mainz para assegurar caneco; Coman, no início do primeiro tempo, e Musiala, no fim da segunda etapa, fizeram os gols do suado triunfo
A hegemonia do Bayern no futebol alemão tinha tudo para ter acabado neste sábado. No entanto, o time de Munique venceu o Colônia fora de casa por 2 a 1 e, contando com um tropeço do Borussia Dortmund diante do Mainz (2 a 2), assegurou seu 33º título da Bundesliga - o 11º consecutivo! Coman e Musiala fizeram os gols do triunfo. Ljubicic descontou.
Título veio com muita emoção
Antes da rodada da começar, o Bayern entrou em campo em desvantagem na tabela: 68 pontos contra 70 do Borussia Dortmund. No entanto, com apenas oito minutos de jogo, Coman abriu o placar com um belo chute no ângulo. O Colônia, que não tinha mais nada a disputar no torneio, levou o jogo a sério como se valesse título e dificultava a vida do Bayern no primeiro tempo. Por outro lado, em Dortmund, os donos da casa perdiam por 2 a 0 para o Mainz facilitando a vida bávara.
Na segunda etapa, o Bayern voltou melhor e teve chances de ampliar. No entanto, Ljubicic, de pênalti, empatou aos 36 minutos. Festa da torcida do Colônia, mas muito mais da do Dortmund, que mesmo perdendo para o Mainz no outro jogo da rodada ia levando o titulo.
Musiala (e Tuchel) decidem
O gol sofrido não desanimou o Bayern, que foi para cima do Colônia. Vendo que seu time precisava de força ofensiva, o técnico Thomas Tuchel sacou o volante Goretzka, que tinha entrado no segundo tempo para segurar o resultado, e colocou o jovem atacante Jamal Musiala aos 40. E foi muito feliz na escolha. A joia alemã de 20 anos, quatro minutos depois, acertou belo chute no canto e decretou a vitória bávara.
Após o apito final, os jogadores correram para o banco de reservas ver os instantes finais do jogo do Borussia Dortmund, que empatou nos acréscimos e jogava por um gol para assegurar o título. No entanto, o Mainz segurou o resultado, deixando Bayern e Dortmund empatados com 71 pontos na tabela final, mas com os bávaros na frente devido ao saldo de gols melhor (54 contra 39). Ou seja: festa dos jogadores do time de Munique com a conquista do hendecacampeonato alemão.
Caneco em temporada conturbada
O Bayern é o maior campeão da história do Campeonato Alemão, agora com 33 títulos. No entanto, a conquista veio em uma temporada turbulenta, com direito à mudança de treinador, com a chegada de Thomas Tuchel no lugar de Julian Nagelsmann no meio da Data Fifa de março. O time foi eliminado na Champions e também na Copa da Alemanha. No entanto, o caneco da Bundesliga salvou a temporada.
Prova que a temporada foi complicada para o Bayern, principalmente fora de campo, é que uma hora depois do título, o clube anunciou nas redes sociais as demissões dos ex-jogadores Oliver Kahn e Hasan Salihamidžić, respectivamente CEO e diretor de futebol.
Tuchel consegue marca rara
Falando em Thomas Tuchel, o técnico alemão é apenas o segundo treinador na história da Bundesliga a assumir uma equipe na segunda metade de uma temporada e se tornar campeão alemão - o único caso anterior aconteceu em 1993/94, no próprio Bayern, quando Franz Beckenbauer conquistou o caneco.