Slogan do partido AfD, de extrema direita, foi dito durante o minuto de silêncio em homenagem às vítimas de atentado em Magdeburg; Rot-Weiss Essen, da terceira divisão, diz que torcedor foi acusado de incitação ao ódio
Essen, Alemanha - Todos os jogos do fim de semana no futebol alemão prestaram homenagem às vítimas do atentado em Magdeburg, onde 41 pessoas morreram atropeladas por um carro que invadiu uma feira de Natal em alta velocidade na última sexta-feira. Uma das partidas, porém, ficou marcada pelo gesto extremista de um torcedor, que aproveitou o minuto de silêncio para gritar o slogan “Alemanha para os alemães”, usado pela extrema direita no país.
Os jogadores do Rot-Weiss Essen e do Sttutgart II, que disputam a terceira divisão alemã, estavam perfilados no centro do gramado para a homenagem. Assim que o torcedor gritou a mensagem de ultradireita, os demais torcedores passaram a vaiar o gesto.
Nas redes sociais, o Rot-Weiss Essen, mandante da partida, informou ainda durante o jogo que o torcedor foi identificado e retirado da arquibancada pela segurança do estádio. Ainda de acordo com a nota do clube, o homem foi proibido de voltar ao estádio e acusado judicialmente de incitação ao ódio. “O motivo: Fora, nazistas!”, termina a nota do clube.