ALEMÃO

Sensação no Bayer Leverkusen e alvo do Real Madrid, Xabi Alonso desponta como treinador

Sensação no Bayer Leverkusen e alvo do Real Madrid, Xabi Alonso desponta como treinador

Ex-jogador teve influência do pai treinador e foi comandado por nomes como Guardiola, Mourinho e Ancelotti. Aos 41 anos, é responsável pelo melhor time da Europa em 2023/24

Rio de Janeiro - Em 17 jogos na atual temporada, o Bayer Leverkusen, treinado por Xabi Alonso, tem 16 vitórias e um empate. O único “tropeço” da atual temporada foi justamente contra o Bayern de Munique, que ocupa uma rara segunda posição da Bundesliga graças ao trabalho de um técnico que tem tudo para ser um dos grandes nomes da função nos próximos anos.

Isso já foi dito há cerca de três anos por José Mourinho, que treinou Xabi Alonso no Real Madrid e já enxergava a vocação.

- Ele (Xabi Alonso) cresceu de forma parecida comigo. Nasceu com um pai jogador e cresceu com um pai treinador. Seu posicionamento em campo e seu conhecimento do jogo são muito bons. Depois, ele foi treinado por Guardiola no Bayern, por mim no Real Madrid, por Ancelotti no Real Madrid... Se juntarmos tudo isso, Xabi tem condições de ser um ótimo técnico - disse Mourinho em 2020.

Xabi Alonso é filho de Miguel Ángel Alonso, ex-jogador, que fez carreira em clubes como Barcelona e Real Sociedad e chegou a disputar a Copa do Mundo de 1982 pela Espanha. Seguiu também como treinador, mas não teve tanto sucesso na beira do gramado. Talvez seu maior êxito como treinador tenha sido influenciar o filho, que desponta na atual temporada.

Depois de se aposentar como volante do Bayern de Munique em 2017, Xabi Alonso passou três anos treinando o time B da Real Sociedad e chegou, na última temporada, para seu primeiro desafio num time principal. Em 2022/23, conseguiu 17 vitórias em 37 jogos e o sexto lugar na Bundesliga com o Leverkusen, numa campanha de altos e baixos.

grimalfoAos 16 min do 2º tempo - Gol do Bayer Leverkusen! Grimaldo chega de trás para marcar - Foto/Reprodução

Em sua segunda temporada na Alemanha, o ex-volante comanda a equipe com melhor desempenho na Europa até aqui. O Bayer Leverkusen tem 95% de aproveitamento e incríveis 59 gols marcados nos 17 jogos que fez até aqui, média de 3,4 gols por partida, disputando Bundesliga, Liga Europa e Copa da Alemanha.

Segundo a imprensa internacional, o Real Madrid já definiu o técnico de 41 anos como sucessor de Carlo Ancelotti, que tem contrato até junho de 2024 e estaria acertado com a CBF para comandar a Seleção.

O passado vitorioso como volante do Real Madrid (ganhou cinco títulos, entre eles a Champions League em 2013/14) e principalmente o bom futebol apresentado no Leverkusen o credenciam para assumir o maior time do mundo.

Xabi Alonso forma a equipe num 3-4-2-1, com três zagueiros altos e rápidos, alas bem abertos e fortes no apoio e um meio-campo formado de jogadores móveis. O time atua com muita intensidade e forte marcação na saída de jogo do adversário.

O Leverkusen tem como principal destaque o meia Wirtz, alemão de 20 anos. Mas a força do time é o jogo coletivo, que faz, por exemplo, o ala-esquerdo Grimaldo ter oito gols marcados na temporada, sendo o segundo atleta com mais gols na equipe. Veja abaixo um exemplo.

Aos 16 min do 2º tempo - Gol do Bayer Leverkusen! Grimaldo chega de trás para marcar

Não sabemos como será o restante da temporada, nem a sequência da carreira de Xabi Alonso como treinador. No entanto, sua jornada até aqui e o início de seu trabalho no Bayer Leverkusen nos levam a crer de que se trata de uma grande promessa para a função.

Image
Image
logo ga nova22