Time de Xavi Hernández reage com Cancelo e João Félix depois de Pepê abrir o placar para lusos. Catalães voltam ao mata-mata após dois anos de eliminações precoces
O Barcelona está de volta ao mata-mata da Champions! Depois de duas temporadas de decepção, o time catalão garantiu vaga antecipada nas oitavas de final ao vencer o Porto por 2 a 1, de virada, nesta terça-feira, em casa. João Félix e João Cancelo marcaram para os anfitriões depois de Pepê abrir o placar para os visitantes.
Vaga carimbada
A vitória suada garante a vaga do Barcelona nas oitavas de final da Champions, uma vez que o time catalão chega a 12 pontos, três a mais que Porto e Shakhtar Donetsk, que se enfretam na rodada final - apenas um deles pode alcançar a mesma pontuação. O Barça ainda está muito perto de assegurar a liderança do grupo, já que enfrenta o Royal Antwerp. Mesmo que perca sua partida, o time espanhol leva vantagem no confronto direto com os lusos e empata em tal critério com os ucranianos - que têm sete gols a menos de saldo.
Virada com sotaque luso
Diante de um adversário português, o Barça contou com trunfos lusos para conseguir uma virada em casa. O Porto fez frente ao time catalão no primeiro tempo, criando chances e dando trabalho ao goleiro Peña. Pepê conseguiu balançar as redes pegando sobra na área, aos 29, mas o Barça reagiu rápido em bela jogada de João Cancelo, dois minutos depois. Logo no começo do segundo tempo o Barça criou chances em sequência e chegou à virada com João Félix, que marcou depois de tabela com Cancelo. E o Porto não conseguiu mostrar poder de reação na sequência, apesar de ter perdido chances, assim como o Barcelona.
Brasucas em destaque
O duelo no Estádio Olímpico de Barcelona teve quatro jogadores brasileiros em ação: Raphinha, pelo Barça, e Pepê, Evanilson e Galeno pelo Porto (além do naturalizado português Pepe). Foi o ex-jogador do Grêmio que conseguiu brilhar ao marcar o primeiro gol na temporada, mas Galeno e Evanilson também apareceram em boas oportunidades salvas por Peña. Do outro lado, Raphinha apareceu bastante e quase marcou um golaço de voleio, salvo por Diogo Costa.