COPA DO MUNDO

“Pela primeira vez, estou feliz por perder”, diz Szczesny após garantir Polônia nas oitavas da Copa

“Pela primeira vez, estou feliz por perder”, diz Szczesny após garantir Polônia nas oitavas da Copa

Goleiro defendeu pênalti de Messi, não evitou derrota para a Argentina, mas defesas evitaram placar mais elástico e eliminação da Polônia na primeira fase; classificação veio no saldo de gols

Doha, Catar - Szczesny foi o grande personagem da classificação da Polônia para as oitavas de final da Copa do Mundo. Apesar da derrota para a Argentina, o goleiro defendeu um pênalti de Messi e evitou com inúmeras outras defesas uma goleada e a eliminação precoce na primeira fase.

Isso porque a Polônia avançou com a segunda melhor campanha do Grupo C por ter melhor saldo de gols que o México. Com os mesmos quatro pontos dos mexicanos, os poloneses terminaram a primeira fase com zero gols de saldo, contra um negativo dos rivais.

– Pela primeira vez, estou feliz por perder – disse Szczesny.

A grande atuação do goleiro rendeu elogios e brincadeiras entre os próprios jogadores. O camisa 10 e um dos principais jogadores da Polônia brincou sobre a fama do companheiro.

– Eu era amigo @13Szczesny13 antes de ser legal – disse Krychowiak.

A Polônia terá como adversário nas oitavas de final a França, em confronto no próximo domingo, às 12h (de Brasília), no estádio Al Thumama, em Doha.

Personagem do jogo

O goleiro fez história não só por pegar um pênalti do craque argentino Lionel Messi, mas também por igualar um recorde em Copas: ele é o terceiro goleiro a pegar dois pênaltis no mesmo Mundial (contando apenas bola rolando).

Antes desta quarta-feira, em Polônia x Argentina, apenas dois goleiros tinham conseguido o feito, um deles também polonês:

  • Brad Friedel (EUA), em 2002;
  • Jan Tomaszewski (Polônia), em 1974.

Além disso, Szczesny fez nove defesas só no primeiro tempo, mais do que na soma dos jogos inteiros contra México e Arábia Saudita: oito.

Na rodada anterior, o goleiro polonês espalmou a batida de Salem, da Arábia Saudita, e ainda defendeu de quebra o rebote, em uma das intervenções mais impressionantes da competição.

Image
Image
logo ga nova22