Atacante brasileiro detalha como procurou ser conciliador com africanos dentro de campo nos tempos de Liverpool: “Se não fizesse isso, não haveria nada além de tempestade entre os dois”
Liverpool, Inglaterra - Roberto Firmino lançou sua autobiografia “Si Señor - My Liverpool Years” (Sim, Senhor - Meus Anos de Liverpool) nesta quinta-feira, e trechos do livro divulgados pelo jornal britânico “The Guardian” detalham como era a relação dele com a dupla Mané e Salah no Liverpool. O atacante brasileiro, atualmente no Al-Ahli, da Arábia Saudita, afirma ter se preocupado em servir de “bombeiro” dentro de campo.
- Eu conhecia aqueles caras muito bem, talvez melhor que qualquer um. Era eu ali bem no meio deles. Vi em primeira mão os olhares, as caretas, a linguagem corporal, a insatisfação quando um estava bravo com outro. Eu era o elo entre eles na nossa jogada de ataque e o bombeiro nesses momentos - aponta o ex-camisa 9 do Liverpool.
Firmino recorda um episódio de 2019, após uma vitória por 3 a 0 do Liverpool sobre o Burnley, em que fez uma careta quando voltava para o vestiário entre Salah e Mané. Durante a partida, o senegalês havia reclamado do egípcio por ter optado pelo chute em vez do passe em uma jogada e também havia ficado furioso por ter sido substituído.
A reação de Firmino virou meme por conta da tensão entre os africanos que a imprensa britânica já apontava. O brasileiro afirma que os dois “não eram melhores amigos”, mas mantinham uma relação estritamente profissional.
- Eu nunca tomei partido. É por isso que eles me amam: eu sempre passe a bola para ambos; minha preferência era pela vitória do time. Muitos focam no que eu trouxe ao trio de ataque em termos táticos, mas talvez tão importante quanto foi o elemento humano: meu papel como pacificador, unificador. Se eu não fizesse isso, não haveria nada além de tempestade entre os dois no campo - conta Firmino.
Firmino, Salah e Mané marcaram época no Liverpool ao longo de cinco temporadas, entre 2017 e 2022. O trio foi responsável por 338 gols, e com ele o clube inglês faturou seis títulos, incluindo a Champions League e o Mundial de Clubes.