Jogador tem mais um ano de contrato com o Porto e se apresenta nesta quinta para ficar à disposição de Dorival Júnior. Avanço em negociação depende de aval de Thiago Motta
Rio de Janeiro - A seleção brasileira começa a receber seus jogadores nesta quinta-feira, nos Estados Unidos, e terá que lidar com o mercado aquecido durante a preparação para a Copa América.
Com o término da temporada europeia, clubes já começam a trabalhar por reforços e Wendell já recebeu contatos de ligas maiores para deixar o Porto: Juventus, da Itália, e Bétis, da Espanha, manifestaram interesse em saber as condições para contar com o jogador.
Titular de Dorival Júnior na Data Fifa de março, o lateral de 30 anos tem mais um ano de contrato e futuro indefinido, principalmente após a saída iminente do treinador Sérgio Conceição. Nos últimos meses, a Juventus fez contatos para tê-lo como substituto do brasileiro Alexsandro, mas os avanços nas tratativas dependem do aval de Thiago Motta, que assumiu no lugar de Massimiliano Allegri.
Além do lateral da Seleção, o clube italiano avalia o nome do jovem dinamarquês Patrick Dorgu, de 19 anos, que se destacou pelo Lecce. A diretoria da Velha Senhora debaterá os nomes nas próximas semanas e o desejo é de que movimentos aconteçam antes mesmo das competições de seleções para não inflacionar o mercado.
Quem foi ainda mais incisivo nos contatos foi o Bétis e também para substituir um brasileiro. Wendell é o nome preferido para a vaga de Abner, revelado pelo Athletico-PR e vendido ao Lyon para a próxima temporada. Os espanhóis aguardam sinalização positiva para abrir tratativas com o Porto.
Já o clube português sabe que a janela de verão europeu é a última oportunidade de ter retorno financeiro com Wendell e não descarta uma negociação. O brasileiro foi comprado ao Bayer Leverkusen em agosto de 2021 por 4.3 milhões de euros e o clube vê possibilidades de valorização, além de monitorar com bons olhos o retorno de Alex Sandro, que se despediu da Juve.
Campeão da Taça de Portugal no último domingo, Wendell jogou 36 partidas (32 como titular) marcou quatro gols e deu três assistências na última temporada. Revelado pelo Iraty do Paraná, o lateral passou por Londrina, Paraná Clube e Grêmio antes de seguir para o futebol europeu em 2014 para o Leverkusen, onde atuou por sete temporadas.