Técnico português diz que José Luis Mendilibar, comandante adversário, acredita ser favorito. Time espanhol é o maior campeão da história do torneio
Budapeste - Na véspera da final da Liga Europa, entre Roma e Sevilla, o técnico do time italiano, José Mourinho, foi perguntado em entrevista coletiva a respeito de um favoritismo espanhol. E negou que a tradição histórica tenha peso em um momento como esse.
O Sevilla é o maior campeão da história da Liga Europa, com seis troféus - todos conquistados entre 2005/06 e 2019/20 -, e a Roma nunca venceu o torneio. Mourinho, por sua vez, tem cinco títulos continentais no currículo: duas Champions, com Porto e Inter de Milão, duas Ligas Europa, com Porto e Manchester United, e uma Liga Conferência, conquistada pelo atual clube na temporada passada.
- Somos um time que nos últimos meses jogou quartas de final, semifinal, jogos sem descanso no campeonato. Sem tempo para recuperação e jogando sem descanso. A história não joga e meu colega (José Luis) Mendilibar (técnico do Sevilla) pensa diferente porque acredita que a história o torna um favorito. É uma opinião que deve ser respeitada. Estamos na final porque merecemos. Não temos nem o histórico nem a experiência dos outros - disse Mourinho.
Ainda sobre o jogo desta quarta-feira, o técnico da Roma abordou o tema orçamento e disse não acreditar que tenha um elenco mais bem pago que o rival.
- Não me diga porque não acredito. É engraçado, porque com os jogadores que o Sevilla tem... é que então eles ganham pouco. Lamela, En-Neyri ou Montiel é que são mal pagos - resumiu.
Roma e Sevilla entram em campo nesta quarta-feira, na Puskas Arena, em Budapeste, na Hungria. A bola rola às 16h (de Brasília), e o ge acompanha em tempo real.
Todos os campeões da Liga Europa:
6 títulos: Sevilla
3 títulos: Inter de Milão, Juventus, Livepool e Atlético de Madrid
2 títulos: Borussia Mönchengladbach, Tottenham, Real Madrid, Gotenborg, Parma, Feyenoord, Porto, Chelsea e Eintracht Frankfurt
1 título: Anderlecht, Ajax, Manchester United, PSV, Ipswich Town, Bayer Leverkusen, Napoli, Bayern de Munique, Schalke 04, Galatasaray, Valencia, CSKA, Zenit, Shakhtar Donetsk e Villarreal
Os principais títulos da carreira de José Mourinho:
2 Champions League (Porto e Inter de Milão)
2 Liga Europa (Porto e Manchester United)
1 Liga Conferência (Roma)
2 Campeonatos Portugueses (Porto)
1 Taça de Portugal (Porto)
3 Campeonatos Ingleses (Chelsea)
4 Copas da Liga Inglesa (Chelsea e Manchester United)
1 Copa da Inglaterra (Chelsea)
2 Campeonatos Italianos (Inter de Milão)
1 Copa da Itália (Inter de Milão)
1 Campeonato Espanhol (Real Madrid)
1 Copa do Rei (Real Madrid)