Piero Maza comandou a partida contra o San José na campanha do título em 2019
Rio de Janeiro - A Conmebol divulgou que Piero Maza, de 37 anos, será o árbitro da partida de volta do Flamengo na Libertadores contra o Vélez Sarsfield, nesta quarta-feira, no Maracanã. Este será o quinto jogo do chileno nesta edição da competição.
O árbitro de Flamengo x Vélez apitou neste ano a “Finalíssima”, troféu disputado entre Itália e Argentina, campeões das últimas edições da Eurocopa e da Copa América - os argentinos venceram por 3 a 0. Do quadro da Fifa desde 2018, quando estreou na Libertadores, Piero Maza fará sua primeira semifinal da competição.
Em 2019, Piero Maza apitou Flamengo x San José na fase de grupos da Libertadores, no ano do bicampeonato da América. O Rubro-Negro goleou a equipe boliviana por 6 a 1. Na ocasião, expulsou o zagueiro Toco aos quatro minutos de jogo e deu um pênalti no fim da partida convertido por Vitinho.
Já os argentinos não se sentem muito à vontade com o árbitro chileno. Piero já apitou duas partidas do Vélez em Libertadores - uma em 2021 e outra em 2022 - e nas duas ocasiões deu um pênalti contra o Vélez. No ano passado, comandou o jogo da volta das oitavas de final contra o Barcelona de Guayaquil, que eliminou os argentinos. Neste ano, apitou a vitória do Vélez por 3 a 2 contra o Nacional, de virada, em um jogo com dois gols nos acréscimos.
Na Libertadores, Piero estará com uma equipe de arbitragem inteira chilena. Os assistentes serão Alejandro Molina e Claudio Urrutia, com Nicolas Gamboa de quarto árbitro. O VAR será operado por Juan Lara, que comandou a cabine do vídeo da partida de ida da semifinal da Libertadores entre Athletico-PR x Palmeiras, na semana passada.
Em 15 jogos na Libertadores, Piero Maza distribuiu quatro cartões vermelhos e 73 amarelos, uma média de cinco cartões por jogo. Uma curiosidade é que o árbitro assinalou sete pênaltis nestes 15 jogos, quase um a cada dois jogos.