Ex-atacante da Seleção, campeão da Copa de 1994, encerrou a carreira no clube saudita em 2002. Time tem quatro brasileiros no elenco
Jeddah, Arábia Saudita - As circunstâncias são diferentes, o projeto de internacionalização da liga saudita certamente amplifica o retorno midiático da contratação de Karim Benzema, mas o astro francês tem concorrência de peso na galeria dos reforços históricos do Al-Ittihad. O segundo maior campeão da Arábia Saudita já foi casa de outro astro internacional em fim de carreira: Bebeto, campeão mundial com a seleção brasileira em 1994, fez com a camisa amarela da equipe de Jeddah seus últimos jogos como profissional.
O ídolo campeão brasileiro com Flamengo (1983 e 1987) e Vasco (1989), da Copa América (1989), Mundial Sub-20 (1983), Copa das Confederações (1997) e Copa do Mundo (1994) com a seleção, pendurou as chuteiras no Al-Ittihad em 2002, aos 38 anos. Outro multicampeão também se despediu do futebol no time saudita: o italiano Roberto Donadoni, dono de três Champions League e dois Mundiais Interclubes com o Milan nas décadas de 80 e 90, deu adeus aos campos sendo campeão da Liga Saudita na temporada 1999/2000.
Se no início do século jogar no Al-Ittihad significava sair dos holofotes, dessa vez Benzema, de 35 anos, não deve se preocupar tanto com um possível ostracismo: a liga saudita, que já conta com Cristiano Ronaldo no Al Nassr, sonha com a chegada de Lionel Messi como reforço do Al Hilal, o atual vice-campeão mundial de clubes, algoz do Flamengo na semifinal. Outro nome famoso na mira do Al-Ittihad é o volante N’Golo Kanté, do Chelsea, ex-colega de Benzema na seleção francesa.
Atual campeão saudita, Al-Ittihad está no Mundial
Benzema chega ao Al-Ittihad para ser a estrela do time no próximo Mundial de Clubes da Fifa, competição que o camisa 9 conquistou cinco vezes pelo Real Madrid, a última delas ano passado. Segundo maior campeão saudita, o clube chegou ao nono título nacional no fim de maio, e garantiu vaga no torneio da Fifa como representante do país anfitrião - o próximo Mundial será em dezembro, na Arábia Saudita.
No elenco atual, Benzema encontrará quatro brasileiros: o atacante Romarinho (ex-Corinthians), o volante Bruno Henrique (ex-Palmeiras), o goleiro Marcelo Grohe (ex-Grêmio) e o meia Igor Coronado, que fez sua carreira no exterior.
Dois títulos da Champions da Ásia
O Al-Ittihad viveu sua grande fase internacional no início do século XXI, quando conquistou seus dois títulos da Champions League da Ásia, em 2004 e 2005. O primeiro garantiu a festa da torcida, mas o segundo rendeu também a vaga para a segunda edição do Mundial da Fifa, quando o time saudita alcançou um honroso quarto lugar - foi eliminado na semifinal pelo São Paulo, que levantou naquele ano seu tricampeonato mundial.
Naquela época, o Al-Ittihad contou com muitos nomes conhecidos do futebol brasileiro. Incluindo o sérvio-carioca Dejan Petkovic, que teve breve passagem pelo clube em 2005. No mesmo ano, a torcida saudita vibrou com gols e jogadas do meia Tcheco (ex-Coritiba) na campanha do título asiático. Mais de 20 brasileiros passaram pelo Al-Ittihad nas últimas décadas, como Magno Alves (ex-Fluminense), Dimba (ex-Botafogo), Valdívia (ex-Internacional) e o cigano Diego Souza, atualmente no Grêmio.