Seleção de Ralf Rangnick se impõe em jogo de cinco gols e garante primeira colocação do grupo D com empate entre França e Polônia
A Áustria já protagonizou uma campanha memorável na Eurocopa de 2024. A seleção austríaca levou a melhor sobre a Holanda por 3 a 2, na última rodada do grupo D, no Estádio Olímpico de Berlim, e ficou com a primeira colocação da chave, beneficiada pelo empate entre França e Polônia. A equipe do técnico Ralf Rangnick conseguiu a vitória com gols de Malen (contra), Schmid e Sabitzer. Gakpo e Memphis Depay descontaram.
Caminho da vitória
A Áustria explorou demais as laterais e por lá saiu o único gol do primeiro tempo, marcado contra por Malen. A Holanda foi para cima na segunda etapa e correu sempre atrás do placar.
Gakpo marcou em contra-ataque no segundo minuto; aos 13, Schmid fez de cabeça. Memphis Depay balançou a rede aos 29 depois de Weghorst ganhar no alto; seis minuto depois, Sabitzer recebeu grande enfiada de Baumgartner e estufou a rede. O camisa 19, que havia começado no banco, ainda teve um gol bem anulado pela arbitragem.
Azarona
A Áustria era cotada para terminar em último lugar no grupo que tinha não só a Holanda mas também a França, favorita ao título, e a Polônia de Lewandowski. Porém, a seleção do técnico alemão Ralf Rangnick conseguiu a liderança da chave, com vitórias sobre os holandeses, por 3 a 2, e os poloneses, por 3 a 1. Lembrando que a equipe vendeu caro a derrota para os franceses na estreia, por 1 a 0.
Gol 900
O segundo gol da Áustria saiu da cabeça do jogador mais baixo da seleção. O cruzamento de Grillitsch veio na direção de Schmid. Livre na marca do pênalti, o meia de 1,68m mergulhou na bola para recolocar a equipe à frente do placar. Foi o 900º gol da história da Eurocopa.
Vem aí
A Áustria, que participa de sua quarta Euro, ficou com a liderança do grupo D, com 6 pontos, e vai disputar o mata-mata pela segunda vez, repetindo o feito da edição passada. A Holanda (4 pontos), que entrou em campo já classificada para as oitavas de final, terminou em terceiro lugar, atrás também da França (5).
Nas oitavas, a Áustria vai enfrentar o segundo colocado do grupo F, na próxima terça, em Leipzig. A Holanda aguarda a definição da primeira fase para saber se vai encarar ou a Espanha, ou o líder do grupo C, ou o do grupo E.