Brasileiro e clube francês desejam transferência. Para onde ir? Barcelona, Premier League, MLS e Arábia Saudita são as opções; confira o cenário
Paris - O que vai ser de Neymar? O atacante manifestou ao Paris Saint-Germain a sua vontade de deixar o time nesta temporada. E, segundo a imprensa francesa relata, é desejo do clube que a transferência se realize. Então, aos 31 anos, para onde vai o brasileiro? São várias opções, mas poucas se apresentam viáveis.
A prioridade de Neymar seria voltar ao Barcelona. Mas um retorno à Espanha, segundo a imprensa espanhola, é improvável. O Chelsea, que demonstrou interesse no início do ano, ainda está no páreo. Fora da Europa, duas ligas despontam como possibilidades: a Arábia Saudita e a MLS, dos Estados Unidos.
Para analisar o futuro de Neymar, é preciso ressaltar um fator essencial: ele tem contrato com o PSG até 2027 com ganhos de até € 40 milhões (R$ 216 milhões) por temporada. Qualquer operação que quebre esse vínculo seria bastante complexa.
Barcelona
É o mundo ideal para Neymar. Mas considerada improvável na Espanha devido à situação financeira do Barcelona e a postura do técnico Xavi Hernández. O treinador, que jogou com o brasileiro entre 2013 e 2015, admira o atacante. Mas teme as possíveis implicações da chegada do jogador no vestiário do time. Ney certamente teria um dos maiores salários do elenco.
O clube ainda tem dificuldade para regularizar suas contratações da temporada. A dias da estreia no Campeonato Espanhol, nenhum reforço foi inscrito, nem mesmo Gündogan. O Barça precisa de receitas para informar à LaLiga que terá condições de arcar com os salários de todos os jogadores. A possível contratação de Neymar deixaria a situação ainda mais complicada.
Se o atacante aceitar receber um salário menor para ir ao Barcelona, como esse acordo seria feito? Uma rescisão antecipada é improvável. O time espanhol não pretende gastar muito por uma transferência. Mesmo com um empréstimo, o Paris dificilmente aceitaria pagar grande metade dos vencimentos do brasileiro.
Premier League
É a segunda opção para Neymar. Ele quer continuar a jogar em alto nível na Europa. Como uma volta ao Barcelona é incerta, a Inglaterra surge como opção viável. O Chelsea demonstrou interesse em fevereiro e, segundo a imprensa francesa, ainda deseja contar com o jogador.
O time londrino e o Newcastle são alguns dos únicos clubes europeus no momento com condições de pagar pela transferência e arcar com o alto salário do brasileiro. O Chelsea, porém, não está classificado para a Champions League, e isso pode pesar.
O Newcastle, até o momento, não sinalizou interesse em Neymar. Além dos dois clubes, o Manchester United é outro candidato na Premier League. Os Diabos Vermelhos estão em processo de venda, e tudo depende do novo dono, em operação que deve se arrastar.
A disputa está entre o Sheikh Jassim Bin Hamad Al Thani, presidente do Qatar Islamic Bank (QIB, o Banco do Catar), e o homem mais rico do Reino Unido, Jim Ratcliffe. Houve um princípio de conversa com Neymar, mas, no momento, uma transferência para o time de Casemiro e Antony é improvável.
Arábia Saudita
Se há um lugar no mundo do futebol com fonte inesgotável de dinheiro no momento, é a Arábia Saudita. E o Al-Hilal, clube de Jorge Jesus, demonstrou interesse em Neymar. Após não conseguir contratar Mbappé, a equipe segue à procura de um nome de peso para concorrer com o Al-Nassr, que tem Cristiano Ronaldo, e o Al-Ittihad, que tem Benzema.
Relatos da imprensa europeia indicam que Neymar recusou as investidas sauditas até o momento. Mas o cenário pode mudar até o fim da janela, caso não surja uma alternativa mais viável. O Al-Hilal tem condições de pagar pela transferência e oferecer um alto salário ao brasileiro. Basta ele querer.
MLS
Por que não seguir o caminho do amigo Messi? Diante dos obstáculos no Barcelona e os obstáculos na Premier League, os Estados Unidos surgem como destino viável para Neymar. Ainda não há interessados e um grande entrave no momento: a janela de transferências no país se encerrou no último dia 2 de agosto.
Porém, nada impede que o brasileiro acerte uma transferência para um clube da Major League Soccer e seja emprestado a uma equipe de outro país até o fim de 2023. A MLS ainda prevê exceções na distribuição das vagas de jogadores internacionais, com prazo até 13 de setembro. Neymar poderia ser contratado, mas só jogaria mediante uma negociação do clube com a liga.