Técnico expôs insatisfação com a nova determinação que obriga as equipes a levarem os melhores jogadores para o torneio
Manchester, Inglaterra - Pep Guardiola não poupou críticas ao comportamento da Fifa em relação ao Mundial de Clubes. Em coletiva nesta sexta-feira, o técnico do Manchester City deixou claro o descontentamento com a exigência da Federação de que os times levem todo o elenco, em especial os melhores jogadores, para a competição que acontece em junho e julho do próximo ano.
— Quem são os melhores jogadores? Talvez a FIFA precise me dizer quais jogadores eles consideram melhores. Eu não entendo. Levaremos todo o elenco. Jogaremos mais de uma partida, então levaremos mais de onze jogadores — criticou o treinador espanhol.
O objetivo da Fifa com a nova regra é que os 32 times participantes do Mundial de Clubes tenham as grandes estrelas do futebol, como Erling Haaland e Kevin De Bruyne, durante a competição.
— Não sei quem serão os melhores jogadores, depende de como chegarem naquele momento. Talvez os melhores jogadores para a Fifa cheguem em péssimas condições, isso pode acontecer por vários motivos: pessoais, físicos, lesões... Vou escalar outro. Não vou (deixá-los) dizer antes do jogo qual atleta escalar. Eu vou decidir— disse Pep Guardiola.
A instituição internacional criou uma nova janela de transferências antes do início do torneio, que poderá ser aceita por cada associação que faz parte da Fifa. O motivo principal é incentivar a movimentação do futebol para o Mundial de Clubes e tentar compensar o desgaste de mais uma competição.
Outra determinação da Federação para favorecer o torneio é que os jogadores participantes não estarão incluídos nas regras que limitam o número de clubes de um atleta por temporada. Além disso, as equipes não vão ter a obrigação de liberar parte do elenco para seleções durante o campeonato.
As críticas ao Mundial não são exclusivas de Guardiola e esbarram nos comentário de vários jogadores sobre os excesso no calendário de partidas. As personalidades do futebol reclamam que o inchaço nas datas estão levando os atletas à exaustão e ameaçando a integridade física dos protagonistas dos confrontos.
No elenco do Manchester City, Guardiola perdeu recentemente dois atletas de peso que vinham comentando sobre as partidas em excesso: Rodri e De Bruyne. O primeiro só voltará aos campos na próxima temporada, enquanto o segundo pediu para não ser convocado pela seleção belga para ter tempo de cuidar do corpo.
O Mundial de Clubes da Fifa acontecerá de 15 de junho a 13 de julho, nos Estados Unidos. Manchester City vai participar como o atual ganhador do torneio, por ter vencido o Fluminense na final do ano passado. Além do Tricolor carioca, o Brasil terá como representantes Palmeiras e Flamengo.