Seleção comandada por Sylvinho sai na frente aos 23 segundos, mas italianos viram em 15 minutos, com gols de Bastoni e Barella
Após tomar um susto, com o gol de Bajrami logo aos 23 segundos, o mais rápido da história da Euro, a Itália conseguiu a virada ainda nos primeiros 15 minutos. Bastoni, de cabeça, e Barella, chutando da entrada da área, definiram a vitória do time italiano na primeira rodada do Grupo C da Eurocopa 2024, no Signal Iduna Park, em Dortmund.
O jogo
A Albânia não poderia esperar um melhor início de jogo. Com grande falha de Dimarco, que cobrou arremesso lateral na direção da própria área, Bajrami soltou a bomba aos 23 segundos para vencer Donnarumma e abrir o placar. Apesar do bom início, os albaneses recuaram e foram controlados pela seleção italiana por todo o restante da partida. Logo aos dez minutos, Bastoni marcou de cabeça, e aos 15 foi a vez de Barella balançar a rede chutando da entrada da área.
Frattesi ainda acertou a trave ainda no primeiro tempo, após boa defesa de Strakosha. No segundo tempo, o time comandado por Sylvinho tentou se lançar mais ao ataque, mas só conseguiu levar perigo ao gol de Donnarumma nos acréscimos, em finalização de Manaj, desviada pelo goleiro italiano com a costela. Com 69% da posse de bola, a Azzurra controlou o jogo na segunda etapa e garantiu estreia com vitória no Grupo B da Euro.
Grupo da morte
Após vitória da Itália sobre a Albânia, o Grupo B, que foi definido como o Grupo da Morte desta edição da Euro, teve clasificação definida ao fim da primeira rodada. A Espanha, que venceu a Croácia por 3 a 0, lidera a chave com três pontos. Mesma pontuação dos italianos, na segunda posição. Ainda sem pontuar, Albânia e Croácia vêm na sequência.
Desafio de Sylvinho
Sylvinho terá trabalho no Grupo da Morte da Euro 2024. Contra a Itália, apesar do gol aos 24 segundos, a Albânia não demonstrou força para dificultar a troca de passes do adversário. Tampouco teve criatividade para encontrar espaços e finalizar com perigo ao gol de Donnarumma. Contra Espanha, que é uma das candidatas ao título, e Croácia, semifinalista da última Copa do Mundo, será preciso evoluir.
Gol histórico
O camisa 10 albanês, Bajrami, marcou aos 23 segundos de jogo contra a Azzurra, em Dortmund. Ele aproveitou um arremesso de lateral errado de Dimarco, pegou a bola no canto direito da área e acertou linda finalização no ângulo direito de Donnarumma. Com isso, a Albânia decretou uma nova marca, com o gol mais rápido da história da competição.