OUTRAS INTERNACIONAIS

Liga Europa: Mourinho dá sua medalha de vice-campeão para torcedor

Liga Europa: Mourinho dá sua medalha de vice-campeão para torcedor

Treinador português da Roma tem sua primeira derrota em grande final europeia e presenteia pequeno fã com a medalha de prata após vitória do Sevilla

Budapeste - José Mourinho viveu algo inédito em sua carreira nesta quarta-feira: perder uma final de grande torneio da Uefa, desconsiderando as Supercopas. Após a derrota nos pênaltis da Roma para o Sevilla na final da Liga Europa, o técnico português presenteou sua medalha de prata para um torcedor na arquibancada da Puskás Arena, em Budapeste.

Na coletiva de imprensa depois da final, Mourinho indicou o desejo de permanecer na Roma para cumprir seu último ano de contrato. E reclamou da arbitragem do inglês Anthony Taylor, que mandou voltar a cobrança de Montiel nas penalidades máximas - Rui Patrício pegou a batida do argentino, mas o juiz indicou que ele se adiantou; o lateral do Sevilla então converteu na repetição e garantiu o título ao clube espanhol.

- Eu quero permanecer, mas os meus jogadores merecem mais. E eu mereço mais também. Estou um pouco cansado de ser o técnico, o cara da comunicação, aquele que diz que fomos roubados. Quero estar numa posição que eu possa entregar mais. Na próxima temporada, não vamos jogar a Champions League, o que é uma boa notícia. É paradoxo, mas ainda não somos um time de Liga dos Campeões - declarou Mourinho.

O português tentava seu terceiro título da Liga Europa. Ele foi campeão com o Porto (2003) e Manchester United (2017). Além desses troféus, o Special One também tem as duas Ligas dos Campeões conquistadas com Porto (2004) e Inter de Milão (2010).

Sua quinta conquista europeia havia sido a Liga Conferência, na temporada passada, com a Roma. O torneio é o terceiro maior da Uefa.

No currículo europeu, Mourinho perdeu todas as três Supercopas da Europa que disputou na carreira, sempre em times diferentes: Porto, em 2003; Chelsea, em 2013; e Manchester United, em 2017).

Mourinho tentava o sexto título de competição europeia. Se tivesse alcançado o objetivo, teria se igualado a Alex Ferguson e Giovanni Trapattoni. Ele permanece no mesmo patamar de Zinedine Zidane, Bob Paisley e Pep Guardiola, que está na final da Champions League deste ano com o Manchester City.

O treinador italiano Carlo Ancelotti, do Real Madrid, é o recordista com oito troféus continentais.

Veja os treinadores mais vencedores de torneios europeus

  1. Carlo Ancelotti (ITA): 8 (4 Champions, 3 Supercopas, 1 Copa Intertoto)
  2. Alex Ferguson (ESC): 6 (2 Champions, 2 Recopas, 2 Supercopas) / Giovanni Trapattoni (ITA): 6 (1 Champions, 1 Recopa, 3 Ligas Europa, 1 Supercopas)
  3. José Mourinho (POR): 5 (2 Champions, 2 Ligas Europa, 1 Liga Conferência) / Bob Paisley (ING): 5 (3 Champions, 1 Liga Europa, 1 Supercopa) / Zinedine Zidane (FRA): 5 (3 Champions, 2 Supercopas) / Pep Guardiola (ESP): 5 (2 Champions, 3 Supercopas)
Image
Image
logo ga nova22