Luis Enrique fez sua primeira aparição pública após deixar o time espanhol em um bate-papo com o streamer espanhol Ibai Llanos
Doha, Catar - Luis Enrique fez sua primeira aparição pública após deixar o time espanhol em um bate-papo com o streamer espanhol Ibai Llanos. O treinador, como de costume, deu declarações sinceras. Disse que faria uma mudança na lista de convocados à Copa do Mundo e falou sobre a sua conversa com Luis Rubiales, presidente da Federação.
O ex-técnico da Roja não citou nomes, mas disse que deixaria de chamar um jogador que, segundo ele, não era o que ele esperava.
“Levaria 25. Há um que não levaria. Teria uma mudança, mas não vou dizer qual porque seria muito feio para o jogador. Não era o que esperava”
- Poderíamos ter feito melhor, é claro. Tentei pegar os melhores e aqueles que considerei para incorporar minha ideia. A maioria das decisões da lista é acordada com minha equipe e estamos todos de acordo.
Luis Enrique fez um balanço da campanha da Espanha no Mundial. A Roja passou em segundo lugar do grupo E, atrás do Japão, e foi eliminada pelo Marrocos nas oitavas de final.
- O ruim é que em 90 minutos ou 120, como é o caso, tudo pode virar um inferno. Não fizemos um bom jogo contra o Marrocos, mas tenho uma leitura positiva do que foi a Copa do Mundo. Já estive com a equipe há quatro anos e agora é fazer as contas, estou muito tranquilo com o que fiz e com o que experimentei. Conseguimos gerar entusiasmo e vontade de voltar a ver a equipe.
Logo após a eliminação da Espanha da competição, a Real Federação Espanhola de Futebol anunciou a saída de Luis Enrique do cargo e a chegada de Luís de la Fuente. Segundo ele, a decisão foi da própria entidade.
“Luis de la Fuente é um fenômeno. Confio plenamente nele”
- Eu tinha assinado um contrato de quatro anos. Depois da Eurocopa eles queriam renovar, mas eu disse que esperaríamos até depois da Copa do Mundo para conversar. Não houve negociação. Eles me disseram que não ia haver uma oferta, então não tive que tomar nenhuma decisão.