Segundo imprensa italiana, técnico pediu demissão por grande oferta da equipe asiática. Antonio Conte e Luciano Spalletti são favoritos para substituí-lo na Azzurra
Roma, Itália - O destino de Roberto Mancini após pedir demissão do cargo de técnico da Itália deve ser a seleção da Arábia Saudita. Segundo diferentes veículos da imprensa italiana, como o jornal Gazzetta dello Sport e o canal Sky Sport, o treinador, de 58 anos, deve assumir a equipe nas próximas semanas após receber uma grande oferta salarial.
A Arábia Saudita está sem treinador desde que demitiu Hervé Renard, após a Copa do Mundo. O francês assumiu a seleção feminina de seu país e esteve com a equipe no Mundial da Austrália e da Nova Zelândia.
Jorge Jesus era cogitado para assumir a seleção saudita, mas acertou com o Al-Hilal. A imprensa europeia também indicou que outro português, José Mourinho, recebeu proposta da equipe, mas não quis deixar o futebol europeu e segue no comando da Roma.
Na Azzurra, por sua vez, dois nomes surgem como principais candidatos para substituir Mancini: Antonio Conte e Luciano Spalletti. Ambos estão livres no mercado.
Conte foi demitido do Tottenham em março deste ano. Ele já comandou a Itália, entre 2015 e 2016, e levou a Azzurra às quartas da Euro na França. Spalletti deixou o Napoli após a conquista do Campeonato Italiano na temporada passada e nunca comandou uma seleção.
Roberto Mancini, de 58 anos, assumiu a seleção italiana em maio de 2018. Ele comandou a equipe em 61 jogos oficiais (37 vitórias, 15 empates e nove derrotas). O ponto alto foi a conquista da Eurocopa de 2020. O ponto mais baixo foi a não classificação para o Mundial de 2022.
A federação italiana de futebol informou que o nome do próximo técnico da seleção principal masculina será anunciado “nos próximos dias”.
A Itália está em terceiro lugar no Grupo C das eliminatórias para a Eurocopa de 2024, com três pontos. O próximo compromisso será no dia 9 de setembro, contra a Macedônia do Norte, fora de casa. No dia 12, o jogo será contra a Ucrânia.