Ex-PSG e Chelsea, argentino é anunciado como técnico dos EUA para a Copa do Mundo de 2026
Nova York, EUA - Mauricio Pochettino foi anunciado, nesta terça-feira, como o novo técnico da seleção dos Estados Unidos, com foco na Copa do Mundo de 2026. Aos 52 anos, o treinador argentino assume os EUA pouco mais de três meses depois de deixar o comando do Chelsea. O cargo estava vago desde a demissao de Gregg Berhalter após a Copa América.
— A decisão de treinar os EUA não foi só sobre futebol, para mim. É sobre a jornada que esta equipe e este país estão fazendo. A energia, a paixão e a fome de alcançar algo verdadeiramente histórico aqui — disse Pochettino.
Pochettino era um dos principais alvos da confederação americana e também era um dos cotados para assumir a seleção da Inglaterra, com a saída de Gareth Southgate depois do vice-campeonato da Eurocopa. Com o acerto com os Estados Unidos, será a primeira vez do argentino à frente de uma seleção nacional. Vale lembrar que a Copa de 2026 será sediada nos EUA, México e Canadá.
Pochettino comandou o Chelsea na temporada 2023/24 e recolocou o clube nas competições europeias. Os Blues terminaram em sexto lugar na Premier League e vão disputar a Liga Conferência em 2024/25. Apesar de uma arrancada nos meses finais da temporada, o treinador sofreu com constantes questionamentos diante de resultados ruins.
Pochettino iniciou a carreira de técnico no Espanyol, em 2009, e também passou por Southampton, Tottenham e Paris Saint-Germain, além do Chelsea. Os seus três títulos como treinador foram pelo PSG (um Campeonato Francês, uma Copa da França e uma Supercopa da França).