História conturbada entre técnico e atleta ganha relatos com entrevistas exclusivas no podcast “Rivaldo Confidencial”, original Globoplay, lançado nesta quinta-feira
Recife - Louis Van Gaal sempre carregou a sina de técnico com temperamento difícil. Na mesma medida em que recebeu elogios pela sua capacidade tática, também ouviu acusações sobre uma perseguição com jogadores brasileiros e “incapacidade” de lidar com grandes estrelas. Entre elas, Rivaldo.
O treinador comanda a seleção da Holanda diante da Argentina, nesta sexta-feira, em busca da classificação às semifinais da Copa do Mundo. Duas décadas atrás, contudo, vivenciou polêmicas com o brasileiro astro do Barcelona de 1999 - uma história recontada no podcast “Rivaldo Confidencial”, original Globoplay, assinada pelos jornalistas Leonardo Aquino e Brenno Costa.
“Estavam sempre irritados, nenhum ajudou o outro”
Van Gaal e Rivaldo estavam juntos no Barcelona desde 1997, mas passavam longe de nutrir uma relação amistosa. Tudo começou da mistura entre insistência e recusa, por conta de uma divergência sobre o posicionamento tático do brasileiro. O holandês insistia em usa-lo como ponta esquerda, com Figo e Kluivert, e queria que esquecesse as habilidades de drible para focar na crença de que passes eficientes ganham jogos.
Rivaldo não gostava dessa ideia. É o que lembra um dos maiores empresários do futebol do século 20, Josep María Minguella, em entrevista exclusiva ao podcast Rivaldo Confidencial.
- Rivaldo teria que jogar na ponta e não estava cômodo nesta zona. Nunca tinha jogado nessa posição, sempre tinha sido um 10 ou um 9. Havia momentos de tensão, mas Van Gaal sempre contou com ele - lembra Minguella.