Aravena, Braithwaite e Soteldo marcaram para o Tricolor, enquanto Hércules fez o gol dos visitantes
O Grêmio superou o Fortaleza por 3 a 1 na noite desta sexta-feira e impediu o Laion de dormir na liderança do Brasileirão. O Tricolor abriu o placar logo aos 13 com Aravena, que completou o cruzamento de Cristaldo. Quatro minutos depois, os comandados de Juan Pablo Vojvoda conseguiram o empate em um chute de Hércules. Na etapa final, aos 13, Braithwaite recebeu de Cristaldo e arriscou sem força, mas João Ricardo falhou e marcou. No fim, aos 44, Igor Serrote cruzou para Soteldo garantir os três pontos. O resultado ainda o ajuda o time de Renato Portaluppi, que abre sete pontos da zona do rebaixamento.
Primeiro tempo
O Grêmio iniciou em cima do Fortaleza e não demorou a abrir o placar. Cristaldo fez jogada pela direita e cruzou. A bola desviou no rival e sobrou para Aravena, que superou João Ricardo aos 13. O gol acordou o Laion que, quatro minutos depois, deixou tudo igual. Hércules avançou pela esquerda e chutou cruzado. A bola passou no meio das pernas de Caíque e morreu no fundo das redes. A movimentada etapa inicial teve o Tricolor novamente em busca do ataque. João Pedro e Cristaldo testaram João Ricardo, que brilhou. A resposta do Fortaleza veio com Mancuso, mas Caíque salvou. Aberto, o jogo ainda viu o Grêmio ter outra chance com Cristaldo após toque de letra de Braithwaite, mas o argentino mandou para fora. O Tricolor ainda teve a chance de ir para o intervalo em vantagem, mas Braithwaite parou em Kuscevic e, na sequência, Cardona bloqueou o chute de Edenilson.
Segundo tempo
O Grêmio voltou do intervalo e quase marcou. Braithwaite recebeu de Edenilson e tentou, mas Kuscevic foi preciso para evitar o chute. Aos 13, os gaúchos retomaram a vantagem. Dodi acionou Braithwaite, que avançou e finalizou. A bola saiu fraca, mas João Ricardo colaborou e a deixou passar. O jogo diminuiu o ritmo. O Fortaleza, apesar de manter a posse de bola, tinha dificuldade para furar o bloqueio dos mandantes. Aos 31, os visitantes quase empataram. Pochettino cruzou para Lucero, que cabeceou para baixo, mas Caíque brilhou. O goleiro gremista seria substituído pouco depois por Rafael Cabral. O Tricolor ainda conseguiu ampliar. Aos 44, Igor Serrote cruzou para Soteldo dar números finais. Antes do término do confronto, o duelo ainda teve as expulsões de Mancuso, pelo segundo amarelo, e Fábio, que sequer entrou em campo, por reclamação.
Falhas dos goleiros
O gol de Hércules saiu após Caíque deixar a bola passar no meio das pernas. O segundo gol dos gremistas, todavia, veio com um erro de João Ricardo, que não segurou o chute de longe de Braithwaite.
Como fica?
Com o resultado, o Grêmio soma 35 pontos e está em 11º lugar no Brasileirão, sete a mais que o Vitória, o 17º e primeiro na zona de rebaixamento. O Fortaleza tem 55 e ocupa o terceiro, dois a menos que o líder Botafogo e um atrás do Palmeiras.
Agenda
O Grêmio volta a campo na quarta-feira, quando enfrenta o Atlético-MG em partida adiada da sexta rodada. O duelo ocorrerá às 19h30 na Arena MRV. O Fortaleza, curiosamente, também tem o Galo como próximo rival, mas o duelo será no dia 16, às 21h45, no Castelão.