Apenas Luiz Flávio de Oliveira não tem o escudo FIFA e está escalado; seis árbitros atuaram nos jogos de ida das oitavas
Belo Horizonte - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou os árbitros que vão comandar os jogos decisivos das oitavas de final da Copa do Brasil. Para as oito partidas, sete árbitros centrais tem o escudo FIFA, apenas Luiz Flávio de Oliveira não tem o escudo e foi escalado.
Luiz Flávio vai atuar na partida entre Internacional x América-MG, no Beira-Rio, na próxima quarta-feira. Segundo a relação de árbitros da CBF, o Brasil conta com 17 centrais com escudo da FIFA.
Mais uma vez, os árbitros estão tendo tempo curto de descanso entre um jogo e outro. Sávio Pereira Sampaio foi quarto árbitro no jogo entre Melgar e Atletico Nacional, em Arequipa, no Peru, na última quarta-feira, pela Libertadores. No sábado, Sávio esteve na Arena da Baixada para o confronto entre Athletico-PR e Grêmio e, na próxima quarta-feira, vai ao Ceará para o jogo entre Fortaleza e Palmeiras.
Wagner do Nascimento Magalhães, árbitro que vai comandar São Paulo e Sport, na próxima quinta-feira, no Morumbi, vai completar 10 jogos em pouco mais de 45 dias. Ele foi árbitro central na partida entre Deportivo Pereira e Boca Juniors, na Colômbia, na última quarta, pela Libertadores. No domingo, atuou no jogo entre Inter e Bahia, no Beira-Rio.
Luiz Flávio de Oliveira, sem escudo FIFA, esteve em campo na partida entre Flamengo e Cruzeiro, no último sábado, e está envolvido em um lance polêmico. No segundo tempo, quando o jogo estava empatado em 1 a 1, Gérson subiu o pé para alcançar a bola e acertou o peito de Gilberto. O lance está sendo questionado por ser um possível cartão vermelho.
Árbitros das oitavas
Bahia x Santos: Bruno Arleu de Araujo (FIFA)
Fortaleza x Palmeiras: Sávio Pereira Sampaio (FIFA)
Cruzeiro x Grêmio: Flávio Rodrigues de Souza (FIFA)
Flamengo x Fluminense: Raphael Claus (FIFA)
São Paulo x Sport: Wagner do Nascimento Magalhães (FIFA)
Internacional x América-MG: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Botafogo x Atlhetico-PR: Anderson Daronco (FIFA)
Corinthians x Atlético-MG: Wilton Pereira Sampaio (FIFA)
Dos escalados para o jogo de volta, seis estiveram nas partidas de ida: Anderson Daronco, Bruno Arleu, Raphael Claus, Sávio Pereira Sampaio, Wagner Magalhães e Wilton Pereira Sampaio.
A Associação Nacional dos Árbitros de Futebol chegou a criticar a pouca rotatividade dos árbitros nos campeonatos nacionais.
- Nesse ano, infelizmente, piorou a concentração de escalas da Série A em poucos profissionais, tanto em campo, como no VAR. A consequência disso é extremamente nefasta ao futebol brasileiro, pois impede a renovação da nossa arbitragem. A distribuição das escalas, nas seis primeiras rodadas, evidenciam que a Comissão Nacional de Arbitragem tem trabalhado apenas a favor de um seleto grupo de árbitros e assistentes, sem critérios e transparência do porquê disso, em detrimento da maioria dos profissionais do quadro de árbitros da CBF.
- Na verdade, esse privilégio é nítido desde a pré-temporada, quando alguns poucos foram chamados e a maioria não - declarou Salmo Valentim, presidente da ANAF.