Camisa 9 desvia chute com o joelho para garantir classificação às oitavas de final. Entre protestos e carinho da torcida, Gabigol não sai do banco
Foi mais sofrido do que o esperado, mas o Flamengo está nas oitavas de final da Copa do Brasil. Em jogo arrastado no forte calor de Manaus no primeiro tempo e lances de perigo de parte a parte na etapa final, os cariocas repetiram o placar do jogo de ida, fizeram 1 a 0 sobre o Amazonas, na Arena da Amazônia, e estão classificados. Assim como no Maracanã, Pedro fez o gol único do jogo. Gabigol, que protagonizou polêmicas ao longo da última semana, não foi utilizado.
Primeiro tempo
Ritmo lento, bolas circulando de um lado para o outro e poucas chances de gol. Amazonas e Flamengo fizeram um primeiro tempo arrastado em Manaus, o que foi melhor para o time da casa. Com marcação baixa, os amazonenses fecharam os espaços e obrigaram os rubro-negros a apelarem para chuveirinho em um primeiro tempo com dez finalizações, mas apenas uma na direção do gol. Um chutaço de De la Cruz no travessão foi o lance de maior perigo até que o Amazonas se soltou e chegou a arriscar também pelos lados, com Matheus Serafim, pela esquerda, e Patric, pela direita. Nada, porém, que empolgasse o torcedor que reagiu com vaias na descida para o intervalo.
Segundo tempo
O equilíbrio da etapa inicial deu coragem ao Amazonas, que se mandou para o ataque no segundo tempo na base da velocidade. Fosse com Matheus Serafim, fosse com Ênio, o time da casa teve maior presença no campo de ataque e obrigou Matheus Cunha a trabalhar nos 15 minutos iniciais. Tite deu fôlego ao Flamengo, que melhorou principalmente após as entradas de Viña e Luiz Araújo. Marcão evitou o gol com duas boas defesas em finalizações do atacante, até que Igor Jesus arriscou de muito longe, Pedro colocou o joelho na bola e deu alívio aos cariocas. A partir daí, a expectativa passou a ser mais se Gabigol seria ou não utilizado. Não foi. E o Flamengo volta para casa com uma classificação sem brilho.
Amor e ódio!
Gabriel viu do banco de reservas a vitória do Flamengo sobre o Amazonas, mas não passou batido na Arena da Amazônia. Depois do carinho recebido na chegada a Manaus, o agora camisa 99 teve seu nome gritado pelo torcedor e foi assediado por mascotes na entrada em campo. Parte da arquibancada, por sua vez, deu o recado negativo após a foto vazada com a camisa do Corinthians e exibiu faixas com as frases “Gabi Judas” e “Não somos fãs de canalhas”, além de cantos ofensivos.
Próxima fase
A CBF ainda não divulgou a data do sorteio das oitavas de final, que têm jogos previstos apenas para julho. Além do Flamengo, já estão garantidos na próxima fase Botafogo, Fluminense, Vasco, Bragantino, Atlético-MG, Corinthians e Atlético-GO.
Merece elogios!
Apesar das duas derrotas, o Amazonas sai de moral elevado do confronto com o Flamengo. Se no Maracanã o time de Manaus praticamente apenas se defendeu, a partida desta quarta-feira mostrou um time corajoso, bem postado defensivamente e com boas saídas de contra-ataque, em especial com Matheus Serafim pelo lado esquerdo. Fica a convicção de que o time tem potencial para fazer uma Série B tranquila e sem sustos.
Próximos compromissos
Com o Brasileirão ainda parado, o Flamengo volta a campo na próxima terça-feira, às 21h (de Brasília), para enfrentar o Millonarios, da Colômbia, pela última rodada do Grupo E da Libertadores. O time rubro-negro precisa vencer para se garantir nas oitavas de final sem depender de outros resultados. Já o Amazonas, 15º colocado da Série B com cinco pontos, recebe o Mirassol, também na terça, às 19h, pela sétima rodada.
Estatísticas
Amazonas x Flamengo
Posse de bola: 36% x 64%
Finalizações: 13 x 21
Finalizações no gol: 3 x 8
Passes realizados: 305 x 547
Faltas cometidas: 10 x 14
Escanteios: 9 x 10