Jovem de 18 anos teve que assumir a responsabilidade na ausência do argentino e não decepcionou em período mais difícil do Flu na temporada
Rio de Janeiro - Promovido ao time principal do Fluminense este ano, Kauã Elias teve que assumir a função de homem-gol aos 18 anos, após as sucessivas lesões de Germán Cano. De quebra, o jovem foi colocado à prova em um momento difícil: virou titular em período mais delicado da equipe no ano, que chegou a amargar a última colocação do Brasileirão.
Mas Kauã Elias correspondeu bem. A revelação tricolor é um dos nomes da arrancada do Tricolor no Campeonato Brasileiro e contribuiu com gols e assistência. Com Cano voltando a ficar à disposição, o ge mostra como se saiu a promessa no período sem o argentino.
Desde a estreia do time titular, em 1º de fevereiro de 2024, o Fluminense disputou 47 partidas. Cano esteve em campo em 28 delas, se ausentando de 19 - destas, Kauã Elias atuou em 16. Três partidas do jovem de Xerém foram devido à opção de poupar Cano ou mantê-lo no banco: contra Boavista (04/02), Sampaio Corrêa (01/05) e São Paulo (13/05).
As outras 13 partidas de Kauã foram relacionadas a lesões do argentino, que não atua desde o dia 24 de julho, contra o Palmeiras. A primeira foi contra o Alianza Lima (03/04), pela fase de grupos da Libertadores, uma das duas partidas que Cano perdeu por uma entorse no joelho direito, sua primeira lesão no Tricolor.
Contra Fortaleza (07/07) e Criciúma (11/07), Kauã foi opção para substituir John Kennedy, então reserva imediato de Cano. No Heriberto Hülse, ele marcou o gol do empate e chamou a responsabilidade para os jovens de Xerém com declaração que acabou tornando-se marcante em meio à recuperação no Brasileiro.
Kauã Elias titular pelo Fluminense em 2024 (em ausências de Cano)
- 11 jogos
- 5 gols
- 1 assistência
- 5 vitórias
- 2 empates
- 4 derrotas
- 51,5% de aproveitamento
*Um gol de Kauã em 2024 foi marcado em um jogo que Cano foi titular
Kauã Elias também teve importância direta em três vitórias por 1 a 0: contra o Cuiabá, Bragantino e Bahia, o jovem fez o gol que garantiu os três pontos ao Flu. Contra o São Paulo, na vitória por 2 a 0, abriu o placar - Keno marcou o segundo gol nos minutos finais
A titularidade se firmou a partir do jogo contra o Bragantino, o primeiro após Cano deixar o gramado contra o Palmeiras. No total, foram dez atuações de Kauã começando entre os 11, que coincidem com o atual período de ausência do argentino. Neste recorte, o jovem de Xerém marcou quatro gols e deu uma assistência.
Com Kauã Elias e provavelmente Cano, o Fluminense viaja nesta sexta-feira para Caxias do Sul para enfrentar o Juventude no próximo domingo, no Alfredo Jaconi, pela 26ª rodada do Brasileirão.