Lateral-direito fará exames neste fim de semana e assinará contrato válido até junho de 2025
Rio de Janeiro - O esperado adeus do Flamengo começa a se materializar nos próximos dias para Rodinei, que está no clube há praticamente sete anos. O lateral-direito de 30 anos viaja nesta sexta-feira para a Grécia, onde assinará contrato válido até junho de 2025 com o Olympiacos.
Rodinei deve fazer exames médicos já neste fim de semana. Com contrato a vencer em 31 de dezembro disputou 229 jogos com a camisa do Flamengo, marcou nove gols e deu 17 assistências. Foi campeão carioca em 2017 e 2019, ganhou um Brasileiro, uma Copa do Brasil e duas Libertadores.
Nesta quinta-feira, o lateral-direito, já em tom de despedida, fez agradecimento especial a David Luiz, um dos responsáveis por seu crescimento no Flamengo. O zagueiro, em diversas declarações, destacou o quanto brigou para Rodinei brilhar com a camisa rubro-negra.
“David Luiz, venho aqui mais uma vez deixar meu agradecimento por tudo que você fez por mim meu irmão. Desde de quando chegou me abraçou como um irmão de sangue, estava lado a lado comigo todos os dias, me incentivando me ensinado muitas coisas que nem passavam na minha cabeça. Com você aprendi a entender mais o futebol a ser uma pessoa melhor. Apreendi com você como é importante permanecer humilde, como é importante trabalhar, trabalhar e trabalhar. Esse ano de 2022 foi abençoado demais pra mim, e com você do meu lado tudo ficou mais fácil. Gratidão sempre meu irmão , conta comigo, você sempre terá um irmão pretinho aqui. Que muitas pessoas encontrem um David Luiz pra ter por perto. Eu te amooo, Cabeleira!”
Antes de acertar com os gregos, recebeu investidas de três brasileiros que estarão na elite em 2023: Atlético-MG, Grêmio e Botafogo. Em novembro, o diário argentino Olé noticiou o interesse do River Plate. No início da temporada, os norte-americanos do Charlotte FC fizeram proposta. Houve também sondagem do mercado asiático nos últimos meses.
Apesar da identificação criada e do carinho que Rodinei tem pelo Flamengo, a decisão por mudança de ares foi tomada após a disputa do Campeonato Carioca. Houve forte apelo por parte da torcida pela permanência, sobretudo após o crescimento a partir da chegada de Dorival Júnior, porém as partes não voltaram atrás.
Decisivo nas finais e pré-selecionado por Tite em 2022
No clube desde 2016 - com um ano fora em empréstimo ao Internacional -, Rodinei já havia conquistado títulos pelo Flamengo, mas nunca com tanto destaque. Fez o gol que garantiu o Carioca de 2017 e participou das campanhas da Libertadores e do Brasileiro de 2019.
Em 2022, foi diferente. Depois de receber elogios de Paulo Sousa, teve período de oscilação, perdeu a vaga no início do Brasileiro, mas se firmou com Dorival Júnior. Tornou-se uma das principais armas ofensivas do Flamengo e apareceu com destaque nos jogos que deram ao clube o tetra da Copa do Brasil e o tri da Libertadores.
Na decisão com o Corinthians bateu o pênalti decisivo que garantiu a vitória após dois empates (0 a 0 e 1 a 1). Diante do Athletico-PR, fez ótima tabela com Everton Ribeiro, que cruzou para Gabigol decretar o título.
O bom futebol que o fez ganhar a confiança de Dorival Júnior, David Luiz e o carinho de Vidal, que passou a chamá-lo de “avión”, proporcionou voos mais altos. Acabou incluído por Tite na pré-lista com 55 nomes para a Copa do Mundo que está sendo realizada no Catar.
No gol mais bonito do Flamengo na temporada, Rodinei apareceu ao fundo e cruzou na medida para Pedro emendar bicicleta contra o Athletico-PR, pela Copa do Brasil. Na mesma competição, porém na fase anterior, deu assistência para Lázaro deixar o Rubro-Negro vivo na disputa contra outro Atlético, o de Minas.
Pedido de Gabigol
Nas festas realizadas no Brasil para comemorar a Libertadores, tanto em evento fechado quanto no Centro do Rio, Gabigol puxou por inúmeras vezes o grito de “Fica, Rodinei”. João Gomes, Thiago Maia e outros jogadores também pediram a permanência do camisa 22 em outras oportunidades.
Embora a decisão já estivesse tomada, Rodinei evitou confirmá-la durante os últimos meses para que a saída fosse conduzida da melhor maneira possível.