Técnico vê atual elenco inchado e quer grupo menor para 2024; Luiz Gustavo pode ser o primeiro contratado para a próxima temporada
São Paulo - Com a temporada 2023 ainda em andamento, mas já com missão cumprida no ano com a conquista da Copa do Brasil, o São Paulo tem se dividido para adiantar o planejamento para 2024.
Um dos esforços da diretoria e da comissão técnica será diminuir o elenco tricolor, que hoje beira os 40 jogadores. O técnico Dorival Júnior deseja trabalhar com cerca de 30 atletas e já prepara a saída de alguns.
– Mudanças acontecem. É um fato natural. Eu quero aproveitar o máximo possível deste elenco, que já me deu uma ótima resposta. Eu tenho convicção do que posso tirar de cada um deles – disse Dorival durante a semana.
Há jogadores cuja saída já é dada como certa, como é o caso do goleiro Felipe Alves e o atacante Alexandre Pato, com contratos que terminam em dezembro, e o atacante Marcos Paulo, que se recupera de uma lesão no joelho e que deve retornar ao Atlético de Madri assim que estiver em boas condições.
Também há casos de atletas pouco utilizados e que o clube irá procurar interessados, como o volante Méndez e o lateral Raí Ramos, e os com empréstimos perto do fim, como David e Erison.
Por fim, a diretoria prevê a venda de jovens talentos. Pablo Maia, Beraldo, Rodrigo Nestor e Welington são citados como jogadores que provavelmente receberão propostas em breve.
Dorival, porém, evita comentar sobre as mudanças:
– Com o tempo, vocês saberão. Eu não vou falar nada até que finalizemos a competição. Até lá, todos fazem parte do nosso plantel. O nosso grupo está bem carregado… é um grupo que teve necessidade de ter um número de jogadores considerável neste ano.
Por outro lado, já há movimentações pela chegada de reforços.
Erick, atacante que estava no Ceará, tem pré-contrato para se apresentar em janeiro. O volante Luiz Gustavo, de 36 anos, ex-Bayern e que defendeu a Seleção na Copa de 2014, negocia. O acordo está encaminhado e depende principalmente de o atleta definir se quer voltar ao Brasil agora ou se busca uma nova oportunidade no exterior.
– Quanto a contratações, é a diretoria que vai pontuar sobre isso. Eu estou começando a conversar com a diretoria a respeito de alguns nomes – afirmou Dorival.
Praticamente sem riscos de rebaixamento, o São Paulo ainda tem sete partidas a fazer no Brasileiro. A próxima é na quarta, contra o Red Bull Bragantino, na Vila Belmiro – o Morumbi está alugado para shows.