Em janeiro, Rubro-Negro projeta pelo menos dez dias nos Estados Unidos e prevê confronto contra time de Messi
Rio de Janeiro - O ano ainda não terminou, mas o planejamento de 2024 já está a todo vapor. O Flamengo planeja uma pré-temporada na Flórida com um amistoso contra Inter Miami, time que tem Messi como principal nome, para encerrar a passagem em solo americano.
A programação prevê pelo menos 10 dias nos Estados Unidos. A ideia é que a delegação tenha pouco mais de uma semana de trabalho no Ninho do Urubu antes de embarcar para Flórida.
A viagem está prevista para a segunda quinzena de janeiro e o retorno para os últimos dias do mesmo mês.
Leia também: Flamengo vence o Palmeiras e entra na briga pelo Brasileirão
Há também a possibilidade de outros amistosos. River Plate, da Argentina, Atlético Nacional, da Colômbia, e a seleção mexicana foram alguns dos times consultados. A negociação está nos pormenores e a assinatura do contrato acontecerá em breve.
Em julho, o presidente Rodolfo Landim fez uma viagem acompanhado de Rodrigo Dunshee (vice-presidente) e Gustavo Oliveira (vice de comunicação). O trio ficou quatro dias para Orlando para reuniões com representantes de Inter Miami e Real Madrid, que estava fazendo pré-temporada nos Estados Unidos.
A viagem foi uma espécie de imersão sobre modelos de gestões de futebol. Dono do Inter Miami, David Beckham participou do bate-papo. Internamente, a diretoria rubro-negra entende que cumpriu o objetivo de estreitar relação com outras equipes.
Relação antiga com Inter Miami
No fim de 2022, o Flamengo recebeu um convite do clube americano para disputar torneio preparatório na Flórida. O Rubro-Negro teria companhia também do River Plate. No entanto, por conta do calendário apertado, em função do início do Carioca e da Supercopa do Brasil, o Rubro-Negro não conseguiu conciliar as datas para participar desta pré-temporada.
Pré-temporada é importante para Tite
Tite decidiu assumir o clube ainda em outubro com o objetivo de potencializar a equipe para o ano seguinte. Assim, o período de pré-temporada é tratado com extrema importância para o desempenho esportivo em 2024.
Tite vive intensamente os períodos de preparação. Em 2015, o Corinthians teve na pré-temporada a disputa da Florida Cup. E foi justamente naquele momento que o treinador encontrou a melhor forma do time jogar, que durou o restante da temporada e terminou campeão.
Na ocasião, um amistoso contra o Bayer Leverkusen foi decisivo para Tite implementar o esquema tático 4-1-4-1. A formação encaixou Jadson, mais aberto pela direita, com Renato Augusto no meio-campo. Elias ganhou mais liberdade para atacar.