Zagueiros são alvos devido à iminente saída do capitão Nino. Retorno de Manoel também é visto como boa notícia para compor elenco
Rio de Janeiro - Com Nino na mira do Nottingham Forest, da Inglaterra, o Fluminense já se movimenta para reforçar o seu sistema defensivo para a próxima temporada. Após o título da Conmebol Libertadores, dois nomes entraram na mira: o de Thiago Silva, do Chelsea, e o de Antônio Carlos, do Orlando City. Além disso, o retorno de Manoel em fevereiro é visto como uma boa notícia.
O nome que chama mais atenção é o de Thiago Silva, de 39 anos, desejo da direção tricolor há quatro temporadas. Ele tem contrato com o Chelsea até junho do ano que vem. Ou seja, ficaria livre no mercado a partir do dia 1º de julho.
Porém, o Fluminense tem o desejo de tê-lo já na Recopa Sul-Americana, que deve ser disputada em fevereiro de 2024. Com isso, estuda a melhor forma de antecipar uma possível vinda.
A ideia é ter um caso semelhante ao que aconteceu com o lateral-esquerdo Marcelo. Ele tinha pré-contrato assinado para defender o Fluminense a partir de julho de 2023, mas conseguiu rescindir seu contrato com o Olympiacos, da Grécia, e desembarcou nas Laranjeiras no dia 24 de fevereiro.
Caso não seja possível, as portas seguiriam abertas para a chegada do zagueiro no meio do ano.
Não é de hoje que a expectativa é por um retorno de Thiago Silva. Ainda em fevereiro deste ano, no dia em que o Fluminense anunciou a contratação de Marcelo, Belle Silva, esposa de Thiago Silva, comentou uma publicação da sogra do lateral-esquerdo alimentando um retorno: “A gente se encontra ano que vem”.
No dia 8 de maio, o próprio Marcelo agitou a torcida ao postar um print de uma videochamada com Thiago Silva. E depois comentou uma postagem da esposa do zagueiro: “Muro tá baixo, Belle!”.
Antônio Carlos na mira
Outro nome na mira do Fluminense é o do zagueiro Antônio Carlos, do Orlando City, que esteve perto de reforçar o clube nesta temporada. O zagueiro de 30 anos, que é cria de Xerém e já passou por Flamengo, Corinthians e Palmeiras, chegou a aceitar a proposta tricolor, mas não conseguiu até agora a liberação do clube dos Estados Unidos.
A diferença para a negociação deste momento é que ele ficará livre no mercado no fim deste ano ano, já que seu contrato termina em dezembro. Entre Fluminense e Antônio Carlos, as conversam seguem bem encaminhadas.
O Orlando City tem uma cláusula que lhe permite estender o vínculo do zagueiro até 2024, mas o desejo do jogador de defender o Fluminense deve favorecer uma vinda ao Rio de Janeiro.
Nesta temporada, Antônio Carlos disputou 22 jogos pelo Orlando City, marcando um gol e uma assistência. Ele está nos Estados Unidos desde 2020 e é titular absoluto da equipe.
Manoel é boa notícia
Já Manoel é mais um nome que deve ser utilizado pelo Fluminense em 2023. Ele foi suspenso por oito meses pela Conmebol por ter testado positivo para a substância ostarina. Com isso, ele poderá voltar a treinar com o elenco a partir de dezembro deste ano, e retornar aos jogos a partir de fevereiro de 2024.
Manoel testou positivo no exame após a goleada por 5 a 1 em cima do River Plate, no Maracanã, pela fase de grupos da Libertadores, no dia 2 de maio. Ele nem havia entrado em campo na partida, mas foi sorteado pela entidade.
Desde então o zagueiro mantém a forma física com um personal trainer em atividades na praia e em casa. Como foi suspenso preventivamente pela Conmebol e afastado imediatamente das atividades profissionais, conta-se a punição de oito meses do zagueiro a partir da punição inicial, ou seja, 19 de junho de 2023.