Argentino sucedeu estreante desta quinta-feira em passagem no Colorado ano passado e dupla proporciona momentos de com declarações
Porto Alegre - O destino resolveu dar uma pitada extra na rivalidade recente entre Fluminense e Inter. A partida da noite desta quinta-feira traz o reencontro das equipes que duelaram nas semifinais pela Conmebol Libertadores no Maracanã com a estreia de Mano Menezes pelo Flu. O técnico, curiosamente, fez o percurso inverso há dois anos e estreava pelo Inter justamente contra os cariocas. O duelo ainda marca um novo embate entre Eduardo Coudet e Mano.
O Colorado ainda sente a queda para o Tricolor no torneio continental em pleno Beira-Rio. Os comandados de Chacho venciam por 1 a 0 até os 36 da etapa final, mas sofreram a virada. A ferida ainda está aberta nos gaúchos, que receberiam os cariocas no 0 a 0 no Beira-Rio pelo Brasileiro.
Mano Menezes estreia diante do clube pelo qual trabalhou até ser trocado pelo argentino no ano passado, algo que acirrou a rivalidade entre os profissionais com manifestações públicas.
Ao longo da passagem pelo Colorado, Mano deu alfinetadas no hermano. Em abril de 2023, o treinador citou “uma burrice sem tamanho” de “um técnico bem conhecido na praça” por ter criticado os jogadores. À época, Coudet comandava o Atlético-MG.
Na entrevista um dia antes de ser demitido, Mano mostrou incômodo com um questionamento e voltou a fazer ilações de suposto apoio de parcela da imprensa ao gringo.
- Nunca fugi das responsabilidades de estar à frente e decisões tomadas. Todas as críticas decentes aceito sem problema algum. Só não aceito repórter fazer campanha para contratar outro treinador, que aí já acho muita canalhice – disparou Mano.
Chacho evitou rebater as críticas publicamente, mas sempre esteve ciente das declarações. Chegou a enviar uma mensagem ao antecessor quando o presidente Alessandro Barcellos viajou até Buenos Aires para contratá-lo. Inclusive, foi procurado por Mano, que tratou de dar sua versão e minimizar qualquer ruído de comunicação. Todavia, o argentino deixou claro que o Inter evoluiu em suas mãos.
- Quanto ao crescimento, pode falar um montão. Eu acho que esse time cresceu muito. A melhora é abismal – declarou Coudet após a vitória por 3 a 1 no último jogo da temporada passada.
Entre discursos e posturas, Coudet levou a melhor sobre Mano em 2023. Venceu as duas partidas: 2 a 0 quando estava no Galo e o atual técnico do Fluminense no Colorado e 2 a 1 quando já estava no Inter e Mano no Corinthians em duelo na Neo Quimica Arena. No cômpito geral, o argentino tem três vitórias em quatro encontros.
Após a derrota pelo Timão, Mano voltou a fazer uma manifestação polêmica. Disse que o Inter tinha triplicado o valor da premiação pela vitória sobre os paulistas. A alegação foi prontamente rebatida pela direção gaúcha.
Mano foi apresentado nesta quarta e, claro, o Inter entrou em discussão. O treinador comentou sobre a coincidência do duelo, como ocorreu há dois anos, mas voltou a cutucar. Lembrou o trabalho realizado no Brasileirão daquela temporada, quando alcançou a maior campanha da história do Inter nos pontos corridos de 20 clubes.
- Por coincidência eu estreei pelo Inter no Maracanã contra o Fluminense. Parece que o pessoal esqueceu que eu fui vice-campeão do Brasileirão com 73 pontos. Está tudo muito rápido e estamos esquecendo tudo.
Antes mesmo da declaração, Coudet já tinha uma posição sobre a situação. Nos bastidores, embora reconheça o desempenho, entende que o Inter nunca conseguiu disputar com o Palmeiras o título da competição.
Entre alfinetadas e ideias, o confronto entre Mano e Coudet valoriza o duelo. O confronto entre Fluminense x Inter será disputado às 20h desta quinta no Maracanã.
Confira os confrontos entre Mano x Coudet
- Racing 4 x 2 Cruzeiro – 27/02/2018
- Cruzeiro 2 x 1 Racing – 22/05/2018
- Atlético-MG 2 x 0 Inter – 13/05/2023
- Corinthians 1 x 2 Inter – 02/12/2023