Eliminado da Libertadores e com o time perto da zona do rebaixamento, treinador vai subir no ranking de quem treinou Timão mais vezes e espera retomada contra o Cuiabá
São Paulo - Vanderlei Luxemburgo mudou a chave do Corinthians da Conmebol Libertadores para o Campeonato Brasileiro ainda com bola rolando em Quito, no segundo tempo da derrota por 3 a 0 para o Independiente del Valle, no jogo que carimbou a eliminação da equipe ainda na fase de grupos.
Ao ver seu time sem chance de reagir, Luxa fez quatro substituições já pensando no jogo contra o Cuiabá, neste sábado, às 18h30 (de Brasília), na Neo Química Arena, pela décima rodada do Brasileirão, já que o Timão é o 16º colocado e precisa de uma rápida recuperação.
Renato Augusto, Maycon, Róger Guedes e Bruno Méndez, que foram substituídos por garotos aos 25 minutos do segundo tempo, devem ser titulares no compromisso deste sábado, em jogo no qual o elenco e o próprio treinador entram em campo pressionados para conseguir uma rápida resposta.
– Quando eles fizeram o 3 a 0, ficou difícil tirar o prejuízo hoje, era pensar no Cuiabá. Se a gente tivesse feito um gol, era diferente. Mas eles fizeram o terceiro e tinham o domínio. Temos um jogo importante sábado, chegamos em cima no Brasil, vai exigir uma concentração maior, tem o desgaste físico. É conseguir uma vitória e conseguir respirar da zona da confusão – explicou o treinador.
Fora de campo, o clima esquentou com a dura derrota sofrida na Libertadores. Ainda em Quito, torcedores cercaram o ônibus da equipe na chegada ao hotel.
Em São Paulo, membros de organizadas foram ao CT na noite de quinta para atirar fogos de artifício no local, mesmo sem grande presença dos jogadores, que em sua maioria seguiram direto para suas casas na chegada ao aeroporto. Os vídeos se espalharam nas redes sociais.
O futuro de Luxa
No comando do Timão, Luxa acumula 11 partidas, com seis derrotas, três empates e duas vitórias, obtidas contra o Fluminense, no Brasileirão, e diante do Atlético-MG, em jogo que classificou a equipe para as quartas de final da Copa do Brasil, em fase na qual o Timão duelará com o América-MG.
Visto como um bombeiro em sua chegada por conta do longo currículo, da história dentro do clube e da boa relação com torcedores, Luxa segue bancado pela diretoria, que acredita que o período sem jogos por conta da Data Fifa, na próxima semana, será importante para a evolução da equipe.
Depois do duelo com o Cuiabá, o Timão só volta a campo no dia 21, diante do Santos. Será, portanto, um intervalo de 11 dias entre os jogos, período importante para a recuperação física dos jogadores mais cansados e para a aplicação dos conceitos de jogo do treinador.
– Teremos tempo para trabalhar, o professor vai mostrar o que ele quer, hoje é muito mais na conversa. A cobrança é grande, mas na Arena eles (torcedores) vão nos apoiar – destacou Renato Augusto.
Marca no Timão
Aos 71 anos e com três passagens pelo Corinthians, Luxemburgo sobe mais um degrau na história do clube neste sábado, quando chega a 146 jogos no Timão.
Ele iguala marca de Jorge Vieira, que foi bicampeão paulista em 1979 e 1983, no período da “Democracia Corinthiana”.
Veja o top-10 do Corinthians
Oswaldo Brandão – 435 jogos
Tite – 378 jogos
Mano Menezes – 248 jogos
Amílcar Barbuy – 239 jogos
Rato – 227 jogos
Nelsinho Baptista – 192 jogos
Fábio Carille - 183 jogos
Armando Del Debbio – 178 jogos
Jorge Vieira – 146 jogos
Vanderlei Luxemburgo – 145 jogos