Português se despediu do Braga na segunda-feira após vitória sobre o Portimonense
Rio de Janeiro - Agora é oficial: Artur Jorge é o novo treinador do Botafogo. O clube oficializou o acordo nesta sexta-feira por meio das redes sociais. O português de 52 anos assina contrato válido por duas temporadas após deixar o Braga.
O clube carioca pagou 2 milhões de euros (R$ 10,8 milhões, na cotação atual) pela liberação imediata do comandante, que esteve à frente do Braga em vitória sobre o Portimonense na segunda-feira. A equipe ocupa a 4ª colocação do Campeonato Português e sonha com uma vaga na Liga dos Campeões da próxima temporada.
Além de Artur Jorge, também chegam ao clube os assistentes Franclim Carvalho e João Cardoso, o analista de desempenho André Cunha e o preparador físico Tiago Lopes.
O técnico foi a primeira opção de John Textor, responsável por tocar as negociações na busca por um novo comandante desde a demissão de Tiago Nunes, por causa do modelo de jogo ofensivo.
Artur fez a carreira praticamente inteira no Braga. Começou no time sub-19 dos Guerreiros do Minho em 2010, passou pelo time B, mas saiu em 2013 para treinar a equipe profissional do Tirsense, nas divisões inferiores de Portugal. Retornou ao Braga, para comandar a equipe sub-15, em 2017. De lá, foi subindo degrau por degrau até chegar no time principal em 2022.
Ele foi campeão da Taça da Liga de Portugal nesta temporada, o principal título da carreira de Artur - na campanha, ganhou do Estoril na final nos pênaltis e eliminou o Benfica na semifinal nos pênaltis também.