OUTRAS NACIONAIS

Palmeiras acionará John Textor na Justiça após declarações sobre manipulação de jogos

Palmeiras acionará John Textor na Justiça após declarações sobre manipulação de jogos

Dono da SAF do Botafogo menciona clube em denúncias sem provas a respeito dos últimos Brasileiros

São Paulo - O Palmeiras se pronunciou na tarde desta segunda-feira sobre as declarações de John Textor, dono da SAF do Botafogo, que tem manifestado denúncias - sem provas apresentadas - sobre manipulação de arbitragem no futebol brasileiro. O Verdão disse que acionará a Justiça - nas esferas civil, criminal e esportiva - por envolver o nome do clube. Veja pronunciamento no fim.

– A Sociedade Esportiva Palmeiras informa que tomará todas as medidas legais cabíveis contra o dono da SAF do Botafogo, John Textor, para que ele responda pelas declarações irresponsáveis e levianas que, recorrentemente, têm envolvido o nome do atual bicampeão brasileiro – diz um trecho da nota.

– Aceitar a derrota, por mais dolorida que ela seja, é o primeiro passo a ser dado por quem almeja se reerguer. Em vez de administrar um momento de instabilidade com a frieza que se espera de um empresário, porém, Textor prefere se portar como um caricato cartola à moda antiga.

Desde o ano passado, Textor tem falado em problemas da arbitragem brasileira e entrou em conflito com o Palmeiras na reta final do Brasileiro de 2023, após a derrota de virada, por 4 a 3, no Nilton Santos. Com a conquista do título, ultrapassando o Alvinegro, a presidente Leila Pereira disse que o dirigente estava desequilibrado.

No início deste mês, porém, sem apresentar provas, Textor disse haver corrupção no Campeonato Brasileiro e afirmou ter gravações de juízes reclamando de não terem recebido propinas combinadas. A declaração foi dada após a vitória do Botafogo sobre o Bragantino, no Nilton Santos.

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva deu prazo para o dono da SAF do Botafogo apresentar provas de corrupção. O plano do empresário, porém, é ignorar o inquérito aberto pelo STJD e buscar instâncias maiores no país - do Ministério Público no Rio de Janeiro e em Brasília.

O nome do Palmeiras surgiu na história porque no último sábado Textor disse que houve manipulações em jogos dos Brasileiros de 2021, 2022 e 2023, e que um dos jogos corrompidos teria sido a vitória do Verdão sobre o Fortaleza, por 4 a 0, no Brasileiro de 2022.

– O relatório da manipulação de resultados é relacionado a um jogo que terminou em 2022, era um jogo do Palmeiras. Parece que o Palmeiras não estava envolvido. Era Palmeiras x Fortaleza. Essa prova foi enviada para a CBF, não sei quem estava envolvido nisso, eu não estava envolvido – disse Textor.

Na ocasião, a equipe alviverde entrou em campo como campeã nacional devido a uma combinação de resultados anterior ao jogo. No Allianz Parque, Rony fez dois gols, enquanto Dudu e Endrick completaram o placar.

Veja nota oficial do Palmeiras na íntegra

A Sociedade Esportiva Palmeiras informa que tomará todas as medidas legais cabíveis – nas esferas civil, criminal e esportiva – contra o dono da SAF do Botafogo, John Textor, para que ele responda pelas declarações irresponsáveis e levianas que, recorrentemente, têm envolvido o nome do atual bicampeão brasileiro.

A nossa história de 109 anos é pautada pela ética e pelo respeito aos adversários e entidades. Se Textor tem informações sobre a prática de atos ilícitos no futebol brasileiro, que as apresente imediatamente aos órgãos competentes, incluindo os públicos.

Aceitar a derrota, por mais dolorida que ela seja, é o primeiro passo a ser dado por quem almeja se reerguer. Vale lembrar que, no ano passado, sofremos uma dura eliminação na semifinal da Libertadores, mas a superamos rapidamente porque tivemos autocrítica e não terceirizamos culpas.

Em vez de administrar um momento de instabilidade com a frieza que se espera de um empresário, porém, Textor prefere se portar como um caricato cartola à moda antiga.

Ressaltamos o nosso mais profundo respeito pelo Botafogo de Futebol e Regatas, clube centenário com o qual tivemos o privilégio de disputar, em 2023, um dos mais emocionantes Brasileiros da história.

Image
Image
logo ga nova22