Verdão quer o jogador, mas tem esbarrado na postura da diretoria do clube argentino, que ainda aguarda interessados da Europa. Clube não contrata um jogador para a lateral desde 2018
São Paulo - O Palmeiras tem enfrentado jogo duro por parte do San Lorenzo, mas ainda busca um acordo com os argentinos por Agustín Giay. O polivalente de 20 anos de idade é no momento o principal alvo alviverde na janela de transferências.
Desde a semana passada, a diretoria tenta finalizar a contratação do jogador, que atua tanto como meio-campista quanto lateral-direito. De acordo com o diário Olé, da Argentina, a última oferta foi de 7 milhões de dólares (R$ 37,8 milhões) por 70% dos direitos econômicos do jogador.
O San Lorenzo ainda não definiu se irá aceitar.
O Palmeiras não confirma os números, enquanto pessoas ligadas à diretoria admitem a tentativa de acerto, mas também as dificuldades para chegar a um denominador comum.
Giay é citado há algum tempo como alvo do mercado europeu, porém o San Lorenzo não tem neste momento propostas de clubes como Atlético de Madrid e Benfica, outros interessados.
A equipe argentina precisa fazer vendas por causa de sua condição financeira e sabe que Giay é um dos nomes do elenco com maior potencial no mercado.
Embora seja também meio-campista, o atleta joga com maior frequência na lateral direita, posição que o Palmeiras não busca reforços desde 2018, quando fechou com Marcos Rocha. Mayke, outra opção no setor, chegou em 2017, e Garcia é cria da base.
Rocha vem sendo titular nos últimos jogos, mas já tem 35 anos e contrato até dezembro. Ele tem atuado com frequência como um lateral defensivo, às vezes até como zagueiro quando Abel Ferreira escolhe o esquema com três defensores.
Mayke tem 31 e vivia bom momento, inclusive na pré-lista da seleção brasileira para a Copa América, mas tem jogado menos ultimamente. Já Garcia, última opção no setor, pode ser negociado para ganhar minutos.
Giay é considerado um jogador de muito potencial, inclusive foi capitão nas seleções de base da Argentina. Ele chegaria para continuar o processo de reformulação gradual que o elenco alviverde tem passado.
Promovido ao elenco profissional em abril de 2022, quando tinha 18 anos, Giay fez 87 partidas pelo San Lorenzo e marcou dois gols.
Embora atue também como meio-campista, seu mapa de calor pela equipe argentina o indica jogando mais frequentemente como lateral. É considerado um jogador veloz, intenso e com boa qualidade.
Nesta edição da Libertadores, é o terceiro jogador com mais passes certos no San Lorenzo (média de 23,8 por jogo), e o segundo com mais assistências para finalização (quatro em seis jogos). Defensivamente, é o quinto jogador com mais desarmes por sua equipe.