Técnico entende que o desgaste contra o Vitória foi mais elevado pela condição do gramado do Barradão. Português tem rodado o elenco e prepara trocas contra o Internacional
São Paulo - Abel Ferreira teme que a vitória do Palmeiras na estreia do Campeonato Brasileiro deixe “marcas” físicas no elenco. O técnico reclamou do gramado do Barradão e já deu a entender que pode manter a estratégia e rodar o elenco pensando no jogo de quarta, contra o Internacional.
– É um gramado que nos vai deixar marcas para o próximo jogo. Vocês viram a dificuldade de quem entrou, quem iniciou. Os jogadores chegaram no vestiário e nem força tinham para tirar a roupa – resumiu Abel Ferreira, depois do 1 a 0 no Vitória.
O técnico nem levou para Salvador (BA) o zagueiro Gustavo Gómez, que busca retomar o ritmo após uma fratura no pé, e Aníbal Moreno, até então o único a jogar todas as partidas da temporada. Zé Rafael também não viajou, pois apresenta um quadro de virose e lombalgia.
Piquerez e López, outros titulares, começaram no banco. Em contrapartida, Mayke e Endrick voltaram aos 11 iniciais na estreia do Campeonato Brasileiro.
Desde o início de abril, com as finais do Paulistão contra o Santos e as estreias na Conmebol Libertadores e Brasileirão, o Palmeiras tem modificado a escalação jogo a jogo.
Entre as decisões do Estadual, Abel nem levou para o jogo contra o San Lorenzo Weverton, Murilo, Marcos Rocha, Mayke, Zé Rafael, Raphael Veiga e Endrick. Aníbal, Piquerez e López foram banco, também.
Após conquistar o Paulistão, Abel fez mais mudanças no jogo de quinta-feira, contra o Liverpool, do Uruguai. Os garotos Luis Guilherme e Estêvão foram titulares, enquanto Mayke e Endrick começaram no banco.
O Palmeiras é o segundo time da Série A com menos lesões na temporada (4), atrás apenas do Vasco (3). Neste momento, os únicos jogadores em tratamento são Dudu e Bruno Rodrigues, que se recuperam de cirurgias no joelho.
A avaliação interna é de que o controle de minutos tem sido parte importante para manter o elenco saudável em meio ao acúmulo de jogos.
– É fazer gestão de energia para jogar na máxima força. É difícil (o calendário), mas temos que acreditar em todos os jogadores, preparar todos para jogar, como foi hoje. E seguir a toada de proporcionar bons espetáculos, o Palmeiras chama público e ganhar, que é o que queremos – reforçou Abel.
O Verdão terá dois jogos em sequência como mandante: quarta-feira, contra o Internacional, às 20h (de Brasília) na Arena Barueri, e domingo, às 16h (de Brasília), contra o Flamengo, no Allianz Parque. Os dois confrontos são pelo Brasileiro.
A próxima partida como visitante acontecerá no dia 24, contra o Independiente del Valle, do Equador, pela terceira rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores.
Veja os próximos jogos do Palmeiras:
17/4: Palmeiras x Internacional (na Arena Barueri)
21/4: Palmeiras x Flamengo (no Allianz Parque)
24/4: Independiente del Valle x Palmeiras (no Equador)
29/4: São Paulo x Palmeiras (no Morumbi)