OUTRAS NACIONAIS

Presidente e vice de organizada do Sport são presos por ataque ao ônibus do Fortaleza, anuncia SDS

Presidente e vice de organizada do Sport são presos por ataque ao ônibus do Fortaleza, anuncia SDS

Secretaria de Defesa Social de Pernambuco revela prisões de cabeças de organizada Torcida Jovem do Leão; maiores detalhes serão repassados em entrevista nesta quinta

Recife - A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) informou que foram presos nesta quarta-feira o presidente e o vice-presidente da torcida organizada Jovem do Leão, por envolvimento no ataque ao ônibus do Fortaleza, no dia 22 de fevereiro. As prisões foram confirmadas pelo Secretário do órgão, Alessandro Carvalho, e o ge teve acesso a um vídeo da chegada dos suspeitos na Delegacia de Polícia de Repressão a Intolerância Esportiva, em Olinda.

Uma coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira, na SDS-PE, dará mais detalhes sobre as prisões, segundo o órgão do Governo de Pernambuco.

“Acabaram de ser presos o presidente e vice-presidente da Torcida Jovem do Sport, por envolvimento no ataque ao ônibus da delegação do Fortaleza, que foi amplamente divulgado. Tivemos uma primeira fase da operação com cumprimento de quatro mandatos de prisão, três em um primeiro momento e o quarto no segundo”, afirmou o secretário.

- As provas coletadas foram analisadas e houve nova representação pela prisão dos dirigentes no primeiro e no segundo (postos) na hierarquia. Isso foi deferido pela Justiça de Pernambuco. Os mandados foram cumpridos hoje na sede da Torcida Jovem - acrescentou Alessandro Carvalho, que responde pela segurança pública em Pernambuco.

Antes, a Polícia Civil de Pernambuco havia anunciado a prisão de quatro suspeitos de participar do atentado. Segundo o secretário, mais informações só serão passadas em uma coletiva futura.

“A gente não pode dar detalhes no momento, porque são desdobramentos de uma investigação. Estamos aprofundado pra que todos os responsáveis sejam responsabilizados e cada conduta será informado em coletiva assim que a investigação seja concluída”, finalizou Alessandro Carvalho.

Entrevista era para garantir segurança de jogo

A coletiva desta quarta-feira foi para tratar de uma recomendação da Polícia Militar de Pernambuco de que o jogo entre Sport e Ceará, pelas quartas da Copa do Nordeste, na semana que vem, fosse realizado de portões fechados. Isto aconteceu após intimação do Superior Tribunal de Justiça Desportiva à PMPE, a pedido da Federação Cearense de Futebol.

A SDS-PE, no entanto, explicou que houve um mal entendido, e que o posicionamento da PMPE referiu-se ao questionamento do STJD de “garantia de segurança absoluta”, o que não seria possível, porque não tem como evitar qualquer incidente, ainda que consiga, sim, oferecer segurança para o jogo.

Relembre

O ataque ao ônibus do Fortaleza ocorreu no dia 22 de fevereiro, com o Boletim de Ocorrência realizado pelo time cearense registrado às 2h21, após o jogo entre Sport e o Tricolor do Pici, na Arena de Pernambuco.

O ônibus com a delegação cearense foi atacado a oito quilômetros do estádio, quando sofreu uma emboscada, que deixou seis jogadores do Fortaleza feridos.

Testemunhas afirmaram que cerca de 80 a 100 pessoas que estiveram envolvidas no atentado com bombas e pedras atiradas por pessoas que estavam “vestidos de amarelo”, conforme relatado pelo CEO do Leão do Pici, Marcelo Paz. A cor remete à principal torcida organizada do Sport.

Os atletas tricolores feridos precisaram ser encaminhamento para hospital no Recife. Entre os casos mais graves estavam o do goleiro João Ricardo, que precisou de seis pontos na cabeça, e do lateral-esquerdo Escobar, com trauma cranioencefálico. Todos estão fisicamente recuperados.

Image
Image
logo ga nova22