Lateral-esquerdo de 25 anos tem contrato com o Olympique de Marselha até 2028; ele ficou fora da última Copa após Tite dar declaração sobre vacinação
Curitiba - O lateral-esquerdo Renan Lodi quer voltar ao Athletico após junho de 2028, quando acaba o contrato dele com o Olympique de Marselha, atual clube. O jogador de 25 anos já vem sinalizando há algum tempo o desejo de retornar ao Furacão, pontuou que isso ficou perto de acontecer na última janela e agora colocou um prazo específico para fazer isso virar realidade.
– É cumprir o meu contrato aqui (com o Olympique), não penso em assinar com mais ninguém e vou voltar para o Furacão. Essa é a minha ideia, é o caminho que quero fazer já – disse Lodi, em entrevista ao canal Fala, Cap, do jornalista João Paulo Capellanes.
– Por um detalhe acabou que não dando certo. Aí já não cabia mais ao Renan para falar, foi por um detalhe, mas já passou também. É cumprir meu contrato aqui no Olympique e voltar com muita saúde para o Furacão, e tentar mais um título de expressão aí também. Ficou por um detalhe de nada – completou.
Ausência na Copa do Mundo
Na entrevista, Renan Lodi também comentou de ter ficado fora da lista do técnico Tite entre os convocados na Copa do Mundo de 2022, no Catar. No início do ano passado, o treinador disse, em uma convocação para jogos das Eliminatórias, que o lateral perdeu a chance de estar na lista porque não tinha se vacinado contra a Covid-19.
Lodi, que na época jogava pelo Atlético de Madrid, explicou que aguardava para tomar a segunda dose da vacina. O lateral pontuou que não entendeu os motivos da fala de Tite naquele momento, que acabaram o deixando fora das convocações seguintes.
– Eu acho que todo mundo sabe porque eu não fui, né. Eu fiz o meu trabalho certinho. Se o treinador estava com mágoa ou não, eu não sei. No momento eu tomei a vacina, ele foi numa coletiva na CBF falar que eu não tinha tomado. Não sei porque ele falou isso, sendo que eu estava esperando acho que duas semanas para tomar a segunda dose e ir para a seleção, era no Equador o jogo. Quando me falaram “ah, o Renan não tomou vacina”, eu não entendi porque ele falou isso – comentou Renan Lodi.
– Se ele está com essa mágoa até hoje, é problema dele. Que ele trace o caminho dele, não tem mágoa nenhuma com ele, já foi. Estou fazendo meu trabalho de novo para poder ir na próxima Copa, e já foi. A gente fica triste? Muito, pra caramba, porque fiz o processo todo ali, Eliminatórias, Copa América e tudo... não sei, foi uma decisão dele mesmo. Se foi por causa da vacina, por causa da final (da Copa América) que eu errei, sei lá, acontece. Isso já passou, vida que segue – finalizou.
Renan Lodi chegou a ser convocado novamente em setembro de 2022, nos dois últimos amistosos antes da Copa, mas ficou fora da lista final. Para a posição, Tite convocou para a Copa do Mundo Alex Sandro (da Juventus-ITA) e Alex Telles (então no Sevilla-ESP e agora no Al Nassr-ARA).
Agora com Fernando Diniz, Renan Lodi voltou à seleção e esteve nas duas convocações do treinador neste novo ciclo.
Carreira
Revelado pelo Athletico, Renan Lodi foi promovido em 2016 e ganhou uma sequência a partir de 2018, quando foi campeão paranaense com o time de aspirantes. Depois, na equipe principal, se tornou um dos principais nomes no título da Sul-Americana.
Em junho de 2019, Lodi foi vendido pelo Furacão ao Atlético de Madrid por 20 milhões de euros (R$ 85 milhões, na cotação da época). No time espanhol, o lateral fez 118 jogos, seis gols e 10 assistências em três temporadas. Em 2022/23, ele foi emprestado ao Nottingham Forest, onde atuou em 32 partidas e marcou um gol.
Na atual temporada, em julho, o Olympique de Marselha oficializou a contratação de Renan Lodi junto ao Atlético de Madrid por 13 milhões de euros (R$ 70 milhões), de acordo com diversos veículos europeus. O clube espanhol manteve 20% dos direitos de uma futura venda.