Com reta final do Brasileirão e eleições no fim do mês, clube prefere aguardar para definir futuro do meia, que afirma que momento é de paciência: “Já falei várias vezes que gostaria de continuar”
São Paulo - A reta final do Brasileirão pode ser também a reta final de Renato Augusto no Corinthians. O meio-campista tem contrato apenas até dezembro e diz que quer ficar, mas não descarta ouvir outros clubes.
– Já falei várias vezes que gostaria de continuar para poder iniciar este projeto, provavelmente com jogadores mais jovens, mas não sou eu que decido. Vou esperar até um certo momento. Claro que sou profissional, e chega um momento em que vou ter que ouvir outras situações também – disse o camisa 8 no último domingo, depois do empate contra o Santos na Neo Química Arena.
Corinthians e Renato Augusto ainda não falaram sobre renovação. O clube espera o desfecho da temporada, pois só quer pensar em 2024 quando já não tiver risco de ser rebaixado no Brasileirão.
O clube também espera a eleição presidencial que vai decidir o sucessor de Duilio Monteiro Alves. Os dois candidatos já falaram sobre Renato Augusto. André Negão, o nome da situação, primeiro quer ouvir a comissão técnica, enquanto o opositor Augusto Melo é mais enfático e diz que renovaria com o meio-campista.
– Não, não (conversamos ainda). Se tiver que conversar, a gente vai conversar. Por ser um ano diferente, de eleição, a gente tem que ter uma certa paciência. Hoje minha cabeça está mais em sair dessa situação. Primeiro isso, depois vamos conversar – reforça Renato Augusto.
Mano concorda que não é hora em falar de renovação de contratos. Questionado sobre isso, o técnico prioriza os oito jogos que restam ao Corinthians na temporada e quer adiar as decisões ao máximo para não “criar um problema de gestão” ao renovar com alguns jogadores e não com outros.
– Tudo que não vamos fazer nessa hora é entrar nas possíveis permanências, saídas. Não é hora. Temos que nos manter concentrados no que estamos fazendo agora. Tratamos esses assuntos de forma interna, como deve ser tratado – diz Mano Menezes.
Aos 35 anos, o meia vive a maior sequência de jogos na temporada. São dez partidas seguidas entrando em campo, a maior série desde junho de 2022. Mano Menezes já disse publicamente que não pretende poupar Renato de jogos inteiros, ainda que, para isso, precise reduzir os minutos dele em cada partida.
Além de Renato Augusto, o Corinthians tem outros oito jogadores em final de contrato: Bruno Méndez, Cantillo, Fábio Santos, Gil, Giuliano e Ruan Oliveira estão na mesma situação. Maycon também está emprestado até dezembro, e Paulinho precisa renovar pois a lei proíbe o fim de contrato com um jogador lesionado.