Principal contratação do Galo, meia chega ao quinto gol com treinador argentino
Belo Horizonte - A pergunta era incômoda e estava presente em boa parte das coletivas: “Por qual motivo Scarpa foi escalado pelo lado esquerdo? Qual posição espera utilizá-lo? Com Felipão, nunca ficou claro. Agora, com Gabriel Milito, o camisa seis tem se fixado pelo lado direito e provado o peso da sua contratação, sendo o jogador mais decisivo desde a chegada do novo treinador.
Contra o Peñarol, Scarpa marcou duas vezes e chegou ao quinto gol pelo Galo. Na conta, ainda tem duas assistências e números superiores a de Hulk com Gabriel Milito.
Mas o início não foi tão fácil. Minutos finais no clássico, três vezes seguidas no banco. Até que o camisa 6 marcou na decisão do Mineiro e, a partir dali, tomou conta da posição.
Sob o comando do argentino, o meia-atacante atuou em oito oportunidades. Participou de sete gols - quase uma participação direta por jogo.
— É um grande momento. Não só individual, mas coletivo. Estou feliz para voltar a fazer gols. Acredito que é o meu melhor momento no Galo, meu melhor momento pós-Palmeiras. É manter o que tenho feito.
Posição em campo
Confiança, segurança e adaptação: tudo pesa no bom momento de Scarpa. Mas a virada de chave foi ao se encontrar pelo lado direito - posição que já brilhou pelo Palmeiras. Junto disso, um encaixe do jogador com a forma de jogar de Milito. Transformou-se em um atleta decisivo.
Boa parte dos gols seguiu um padrão: jogada construída pelo lado esquerdo. Adversário fecha o lado, e o Atlético inverte para encontrar Scarpa livre. Corte para dentro, finalização certeira.
A estratégia permite que Scarpa tenha tempo e espaço para dar um passe ou tentar uma finalização. Não à toa em oito jogos com o treinador, marcou cinco gols e anotou duas assistências.
Em 2022, o meia-atacante viveu o auge pelo Palmeiras. Foi eleito o melhor jogador do Brasileirão. Participou de 59 partidas, marcou 13 gols e deixou 16 assistências.
Gustavo Scarpa no futebol brasileiro
- 2024: 17 jogos, cinco gols e duas assistências (Palmeiras).
- 2023: 11 jogos, nenhuma participação em gol (Olympiacos). 10 jogos, nenhhuma participação em gol (Nottingham Forest)
- 2022: 59 jogos, 13 gols e 16 assistências (Palmeiras).
- 2021: 58 jogos, oito gols e 20 assistências (Palmeiras).
- 2020: 45 jogos, quatro gols e nove assistências (Palmeiras).
Elogios do treinador
As apresentações de Gustavo Scarpa têm agradado a todos - inclusive o técnico Gabriel Milito. O argentino apontou o motivo de ter escalado o meia pela direita e o impacto no jogo ofensivo do Atlético.
- É um jogador muito importante para nós. Nessa posição pela direita, está nos dando soluções, gols e assistências. Estou muito contente com o rendimento dele. Está jogando muito. Também nos dá soluções finalizando. É um privilégio poder contar com ele.