STJD julgou o meio-campista do Verdão nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro
São Paulo - Zé Rafael foi advertido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por ter declarado que o Palmeiras foi “roubado” na Copa do Brasil do ano passado, contra o São Paulo. O julgamento da 1ª Comissão Disciplinar ocorreu no início da tarde desta segunda-feira.
A pena poderia ser de um a seis partidas de suspensão, e ele tomou o gancho mínimo de um jogo. Como o meio-campista é réu primário, a pena foi transformada em advertência. Assim, está liberado para atuar no Brasileiro, campeonato no qual teria de pagar a suspensão.
A declaração aconteceu após a partida contra o São Paulo, dia 11 de junho, pelo Brasileirão. A denúncia foi feita pelo artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD): assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras.
Na zona mista do Morumbi, após a vitória por 2 a 0, o meio-campista disse:
– Questionável não, naquele ano lá nós fomos roubados. Não tem explicação. O jogo estava controlado, na nossa mão, mas já passou. Esse ano são novos desafios, novas oportunidades, e encaramos isso dessa forma.
Assim, Zé Rafael poderá atuar nos próximos jogos, caso esteja totalmente recuperado do estiramento sofrido no joelho. Ele já tem participado de atividades com o grupo e pode ser uma novidade no jogo de quinta, justamente contra o São Paulo, pela Copa do Brasil.